RECORDAR ENSINA – A gaiola de ouro dos deputados de Brasília

Publicado:

Em reunião recente, a Câmara Legislativa do Distrito Federal decidiu pela cassação do mandato do deputado Carlos Xavier, que anteriormente ocupava o cargo de corregedor do órgão. Sua acusação envolve o suposto assassinato de um jovem de 16 anos que mantinha um relacionamento com sua ex-mulher.

A decisão que determinou o destino de Xavier foi tomada por 23 deputados. Dentre eles está José Edmar, que preside a Comissão de Assuntos Fundiários e já teve passagem de 29 dias na prisão no ano anterior, por acusações de formação de quadrilha, corrupção passiva e parcelamento ilegal do solo urbano.

Outro membro da casa é Pedro Passos, atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça, notório por ter sido flagrado em diálogos comprometedores sobre grilagem de terras, inclusive com o governador Joaquim Roriz. Passos foi apontado por uma CPI como o principal invasor de terras públicas no Distrito Federal.

Wigberto Tartuce, conhecido como “Wigão”, também integra a lista de deputados. Apesar de sua fortuna, foi acusado pelo Tribunal de Contas da União de contribuir com desvios milionários durante seu cargo como secretário do Trabalho de Roriz. O dinheiro destinado ao treinamento de trabalhadores desapareceu sem cumprir o propósito.

O presidente da Câmara, Benício Tavares, cadeirante e ex-presidente da Associação dos Deficientes Físicos do DF, foi condenado por desvio de verbas pela Justiça Superior. Odilon Aires e Gim Argello, que antes eram próximos, tiveram sua relação abalada por questões relacionadas a distribuição de lotes de forma irregular na aprovação de leis.

Por fim, Júnior Brunelli, deputado e obreiro de uma igreja evangélica famosa por ofertar terrenos celestiais aos fiéis, completa o quadro da situação política em Brasília.

Um dos argumentos utilizados em defesa de Xavier, “Quem nunca pecou que atire a primeira pedra”, não foi suficiente para evitar sua cassação, tornando-o o primeiro deputado da história da Câmara do DF a perder o mandato dessa forma.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Contra a dengue, DF começa a usar aedes aegypti infectado com bactéria

Em uma ação inovadora contra as arboviroses, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) vai liberar, em agosto deste ano, os primeiros...

Após impasse, reforma da Igreja de Bom Jesus dos Passos deve finalmente sair do papel

Na deslumbrante Ilha de Bom Jesus dos Passos, em Salvador, um anúncio aguardado com expectativa promete dar vida novamente à histórica Igreja do...