Governos federal e estadual firmam investimento de mais de R$ 280 milhões para construção de barragens na Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O estado da Bahia está celebrando um acordo de investimento entre os governos federal e estadual no valor superior a R$ 280 milhões para a construção de barragens. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) recebeu o ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Waldez Góes, e juntos assinaram um termo de compromisso. Esse acordo prevê a construção de barragens nos municípios de Presidente Jânio Quadros, Piripá e Rio do Pires, totalizando um investimento de R$ 284 milhões. O anúncio foi feito no Centro de Operações e Inteligência (COI) na terça-feira (6).

As obras fazem parte das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Jerônimo enfatizou que as barragens beneficiarão aproximadamente 40 municípios, fornecendo água para consumo dos habitantes. Estima-se que mais de 200 mil baianos serão beneficiados com essas obras.

“Acabamos de assinar o termo de compromisso do governo federal com a Bahia para a execução e implantação de barragens. A de Morrinhos e a do Rio da Caixa. Essas duas barragens abrangem aí, pelo menos, uns 40 municípios. É água para produção, é água para consumo”, destacou o governador.

Jerônimo também informou que a Barragem de Morrinhos encontra-se em fase de licitação, enquanto a do Rio da Caixa está pronta para o início das obras, além da barragem do Zabumbão, que está pronta para ser entregue.

O ministro Waldez Góes destacou que o PAC inclui diversos projetos para a Bahia no setor de recursos hídricos, com a construção de barragens, adutoras e revitalização de bacias. Ele ressaltou que a segurança hídrica é uma das prioridades do PAC.

“Enquanto avançamos na infraestrutura hídrica para garantir segurança hídrica a todas as pessoas, precisamos continuar auxiliando aquelas que, em algum momento do ano, enfrentam escassez. É um tema transversal. Estamos falando de desenvolvimento e de redução de vulnerabilidades, já que aqueles que sofrem mais são as pessoas que, na escassez ou no excesso de água, passam por maiores dificuldades”, explicou o ministro.

Em relação às barragens, o investimento para a construção da Barragem do Rio da Caixa é de R$ 148 milhões, sendo R$ 35 milhões provenientes do governo baiano. Essa barragem vai fortalecer o sistema integrado de abastecimento de água a partir da Barragem do Zabumbão, beneficiando não apenas Paramirim, mas também a sede de Oliveira dos Brejinhos e comunidades ao longo das adutoras do sistema.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Homem é preso em flagrante por adquirir moeda falsa em Irecê

Um jovem de 21 anos foi preso em flagrante em Irecê, após tentar retirar de uma agência dos Correios uma encomenda em seu...

VÍDEO: Igor Kannário é vaiado após cancelar show no meio do percurso em Ribeira do Amparo

Durante a Alvorada de São Pedro em Ribeira do Amparo, na Bahia, neste sábado, 27, o cantor Igor Kannário foi vaiado após interromper...

PM prende dupla e recupera carro roubado em Vitória da Conquista após cerco na zona rural de Poções

Dois homens foram presos e um Chevrolet Onix branco foi recuperado após a atuação da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar, que ligou...