Cordões do Tráfico: reis do crime se vestem de ouro e pedras preciosas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O estabelecimento do respeito através do medo, a busca por reconhecimento nas comunidades e a ostentação exacerbada são elementos-chave na ascensão dos líderes do crime no Rio de Janeiro. Eles são simbolizados por um troféu peculiar, frequentemente pendurado no pescoço: os cordões de ouro maciço e cravejados de brilhantes utilizados pelos líderes das facções criminosas Comando Vermelho e Terceiro Comando Puro (TCP).

Essas peças que podem alcançar o valor de R$ 500 mil funcionam como uma espécie de “assinatura”, sendo personalizadas com o nome ou figuras que representam a identidade de cada criminoso, conhecido pelo apelido. Curiosamente, os cordões do tráfico tornaram-se populares não apenas entre os líderes do crime, mas também entre cantores de funk e influenciadores digitais.

Antes de ser detido durante uma grande operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro, o traficante Samuel Peçanha Fonseca, apelidado de “Paulista”, exibia um colar de ouro e diamantes com seu apelido gravado. Ele era um dos chefes do Comando Vermelho e comandava o tráfico no Complexo da Penha.

Assista ao vídeo com imagens dos “Colares do Tráfico”:

O Estilo de Blade

Outro membro do CV, conhecido como Fameel, que gerenciava o tráfico de cocaína na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, ostentava um cordão igualmente em ouro e cravejado de diamantes. A particularidade dessa joia é que ela foi esculpida no formato de Blade, o famoso caçador de vampiros e super-herói da Marvel. O pingente retrata o rosto e corpo do ator Wesley Snipes, que interpretou o personagem nas telas do cinema.

Um outro traficante ganhou destaque pelas redes sociais por usar um colar extremamente pesado de ouro com seu próprio nome. Edson Antônio da Silva Fraga, conhecido como Dançarino, entregou-se à Polícia Federal em 2017. Ele era o líder do tráfico de drogas no morro do Dendê, na Ilha do Governador.

O colar desse criminoso foi inspirado no personagem Super Mario Bros da Nintendo. Tanto o pingente do famoso encanador italiano quanto a corrente foram baseados no icônico jogo de videogame.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Zucco diz que oposição vai levar mobilizações a outros estados e mira eleições: “Não vamos terminar por aqui”

Pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, o deputado Zucco (PL-RS) afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias, que a caminhada liderada por...

Ataques de colonos israelenses esvaziam aldeias da Cisjordânia

Para Jamila Rashid, Ras Ein el-Auja, uma aldeia palestino-beduína no sul do Vale do Jordão, foi o lar de sua família por décadas....

Nova Rodoviária registra primeira prisão com auxílio das câmeras de reconhecimento facial em Salvador

Um homem com mandado de prisão em aberto foi preso nas imediações da Nova Rodoviária, no bairro Águas Claras. A ação ocorreu na...