STF não vê ilegalidade em ações de Moraes; oposição orquestra impeachment

Publicado:

No dia 13, o ministro Alexandre Moraes enfrentou um vazamento de informações relacionadas às investigações do inquérito das ‘Milícias Digitais’. Essas investigações apontam para a suposta orquestração de ações por parte do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus seguidores com o objetivo de atacar o judiciário e outras instituições.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o ministro teria supostamente utilizado o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) “fora do rito” para embasar suas decisões contra aliados de Jair Bolsonaro. Moraes foi presidente do TSE durante o julgamento que resultou na inelegibilidade de Bolsonaro até 2030, por práticas abusivas de poder político e uso inadequado dos meios de comunicação.

Em resposta às acusações, o gabinete de Moraes enfatizou que o TSE, no exercício de seu “poder de polícia”, tem competência para gerar relatórios sobre atividades ilícitas, como desinformação, discursos de ódio eleitoral, tentativas de golpe de Estado e ameaças à democracia. Segundo a nota, os relatórios requeridos pelo ministro são oficiais e estão devidamente documentados nos inquéritos em curso no STF, com a participação integral da Procuradoria Geral da República.

A situação levou bolsonaristas a pedirem o impeachment do ministro. A senadora Damares Alves (Republicanos) afirmou que o senador Eduardo Girão (Novo) irá apresentar um pedido de destituição de Moraes e sugeriu que o magistrado renuncie “pelo bem da democracia”.

Posição do STF

No Supremo Tribunal Federal, a interpretação é de que todas as ações adotadas por Moraes nos inquéritos sobre fake news e milícias digitais foram realizadas de acordo com os termos regimentais, não havendo, a princípio, nenhuma ilegalidade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Procuradoria do STJD acata tese do Grêmio e pede suspensão de cartões

O Grêmio anunciou que a procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acatou a tese apresentada pelo clube e solicitou a suspensão...

Tarcísio corre o risco de virar um Bolsonaro com diploma de engenharia

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, tem enfrentado sérios problemas em sua comunicação. Embora evitar jornalistas possa ser uma característica positiva, a...

Praia do Guarujá ganha selo e é a mais certificada da América do Sul

A Praia do Tombo, localizada em Guarujá, no litoral de São Paulo, foi premiada pela 16ª vez consecutiva com o selo Bandeira Azul....