Resumo: O ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado, discursou em Brasília criticando a condução macroeconômica de Lula e destacando aprendizados do governo Geisel, como a criação da Embrapa e o Proálcool, além de defender a necessidade de autoridade moral na gestão pública.
Ao falar no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Caiado afirmou que Lula poderá repetir crises fiscais do passado, citando riscos de um “Dilma II” caso o gasto público não seja contido.
Para defender sua visão de governo, o goiano disse que governar uma nação exige autoridade moral para dialogar com presidents dos Poderes e manter a governabilidade, destacando sua própria experiência ao reequilibrar as contas de Goiás.
“A única política estruturante que o Brasil viu foi e 1975, ainda no governo Geisel, quando se teve a criação da Embrapa e o desenvolvimento da cana-de-açúcar voltada para a geração de energia, com o Proálcool. A partir dali, você vê um país caminhar com tanta riqueza e tanto potencial”, disse Caiado.
Como exemplo prático de sua filosofia de gestão, o governador relembrou a crise financeira que enfrentou ao assumir Goiás, detalhando como conduziu negociações para contornar o endividamento do estado.
“Foi assim que eu fiz. Dessa maneira que pacificamos o Estado. Chamei todos os presidentes: do Tribunal de Justiça, do Tribunal de Contas, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da iniciativa privada, enfim… E disse: ‘Olha, o Estado está quebrado, o Estado está bloqueado pelo Tesouro Nacional, e comunicamos a todos que vamos ter que cortar 25% do duodécimo’.
Caiado afirmou que a transparência na contabilidade pública e as metas fiscais claras foram o alicerce para assegurar apoio das instituições públicas, evitando disputas ideológicas e permitindo que os resultados cheguem à população.
O ex-governador também destacou os investimentos estratégicos da década de 1970, reforçando que a Embrapa e o Proálcool inauguraram um ciclo de valorização de recursos e potencial econômico do país.
Ao encerrar, Caiado enfatizou que governar exige responsabilidade, enfrentar problemas com seriedade e entregar resultados que beneficiem a sociedade, sem perder de vista o planejamento de longo prazo.
Foto: Mauricio Leiro / Bahia Notícias
Convido você a deixar sua opinião nos comentários sobre o papel da autoridade moral na gestão pública e sobre as lições do passado que podem orientar o presente. Qual aspecto dessa mensagem você considera mais relevante para o Brasil de hoje?
