Em junho, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o volume de serviços na Bahia expandiu 2,4% em comparação com maio.
A Bahia cresceu acima da média nacional, que foi de 1,7%, recuperando parte da perda registrada no mês de maio (-4,0%). Esse desempenho positivo está relacionado à melhora da confiança empresarial no setor de serviços e ao aumento do número de municípios que promoveram os festejos juninos.
Em relação a junho de 2023, o setor de serviços na Bahia teve um crescimento de 1,9%, superando a média nacional, que foi de 1,3%. Destacam-se duas das cinco atividades que impulsionaram os serviços: Serviços prestados às famílias (13,1%) e Serviços profissionais, administrativos e complementares (9,0%). Por outro lado, três atividades tiveram impacto negativo no volume de serviços: Outros serviços (-5,2%), Serviços de informação e comunicação (-3,9%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,2%).
No acumulado do primeiro semestre de 2023, o setor apresentou um avanço de 0,8% na Bahia. Entre as atividades que impulsionaram o volume de serviços estão os Serviços prestados às famílias (11,0%) e Serviços profissionais, administrativos e complementares (1,6%). Por outro lado, as atividades de Outros serviços (-5,9%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,3%) e Serviços de informação e comunicação (-0,8%) tiveram desempenho negativo.
Ao comparar com os últimos doze meses, o setor de serviços na Bahia registrou um crescimento de 3,2%. Três atividades se destacaram positivamente: Serviços prestados às famílias (9,3%), Serviços de informação e comunicação (6,6%) e Serviços profissionais, administrativos e complementares (6,2%). Por outro lado, as atividades de Outros serviços (-7,5%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,1%) apresentaram retração. Nessa comparação, a Bahia teve um desempenho superior à média nacional, que registrou um crescimento de 1,0%.
&snbsp;
Comentários Facebook