PM quer apoio da Anatel para bloquear celulares roubados em SP

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

No Recife, a Polícia Militar (PM) de São Paulo está buscando colaboração da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para implementar o bloqueio de celulares roubados ou furtados no estado. O objetivo é realizar o bloqueio assim que a vítima relatar o crime pelo telefone de emergência 190, antes mesmo de registrar o boletim de ocorrência na delegacia.

A proposta é dificultar a comercialização dos aparelhos e evitar o acesso aos dados por parte dos criminosos. O coronel Pedro Luís de Sousa Lopes, responsável pelo setor de inteligência da PM paulista, destacou a simplicidade do processo do ponto de vista tecnológico.

Em uma entrevista durante o Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) em Recife, o coronel ressaltou que a mudança ajudaria a agilizar o processo de bloqueio, economizando preciosos minutos e impedindo a ação dos criminosos. Ele afirmou que a redução no tempo de bloqueio poderia chegar a pelo menos cinco vezes o tempo atualmente necessário.

O oficial mencionou que a Polícia vem negociando com a Anatel desde o ano passado para avançar nessa questão.

Roubos na capital paulista

Um levantamento do Centro de Inteligência da PM revelou que, entre 2019 e 2023, as companhias da Polícia Militar localizadas no centro de São Paulo apresentaram as maiores taxas de roubos de celular a cada 100 mil habitantes na cidade. Em uma dessas companhias, a taxa atingiu 71 mil roubos a cada 100 mil habitantes.

O coronel Pedro explicou que a concentração de casos no centro está relacionada à presença de uma população flutuante na região. Ele observou que embora o centro da cidade receba muitas pessoas diariamente, possui menos residentes do que outros bairros, sendo alvo frequente dos criminosos.

Goiás

No estado de Goiás, a Secretaria da Segurança Pública emprega um sistema semelhante ao planejado pela PM de São Paulo. Denominado “Block Call”, o projeto goiano requer que as vítimas de roubo ou furto de celular comprovem a propriedade do aparelho ao entrar em contato com a polícia ou uma delegacia.

A parceria entre Goiás e a Anatel existe desde 2017, possibilitando que as vítimas bloqueiem os aparelhos de forma mais eficiente, em comparação com o método anterior que envolvia apenas as operadoras. Atualmente, os roubos e furtos de celulares geram um lucro de aproximadamente R$ 22 bilhões por ano no Brasil, considerando apenas o valor dos aparelhos.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Governo e Motta acertam envio de proposta que aumenta o limite do MEI

Resumo: o governo deve enviar à Câmara dos Deputados até quarta-feira (24/6) um projeto para elevar o teto de faturamento do Microempreendedor Individual...

Preso, Brennand vai se casar com Karina Kufa, ex-advogada de Bolsonaro

O empresário Thiago Brennand, já condenado por crimes sexuais, permanece preso e vai se casar com a advogada Karina Kufa, conhecida por atuar...

Lula consolida distância sobre Flávio Bolsonaro; Confira a diferença dos números de cinco institutos diferentes

Entre 10 e 21 de junho, cinco levantamentos de pesquisas de opinião — Genial/Quaest, BTG/Nexus, CNT/MDA, Futura/Apex e Datafolha — mostram Lula à...