O presidente Volodymyr Zelensky anunciou que o Exército da Ucrânia está fortalecendo suas posições na região de Kursk, mais de 10 dias após o início de uma grande ofensiva em solo russo. Zelensky relatou: “O general Oleksander Sirski informou sobre o reforço das nossas forças na região de Kursk e na ampliação do território estabilizado”, em uma mensagem pelo Telegram, após um encontro com o comandante-chefe do Exército ucraniano.
Na última quinta-feira (15), a Ucrânia anunciou que suas tropas avançaram significativamente na Rússia, controlando mais de 1.000 km² do território russo. Enquanto isso, Moscou afirmou ter retomado um vilarejo tomado pelas forças de Kiev e planejava enviar reforços para a área. Nesse que é considerado o maior ataque de um exército ao solo russo desde a Segunda Guerra Mundial, Zelensky destacou que suas forças conquistaram Sudzha, cidade com 5.500 habitantes e a maior localidade desde o início da surpreendente incursão, localizada a 8 km da fronteira.
Comentando sobre as operações em Kursk, Zelensky declarou que suas tropas avançaram 35 quilômetros para o interior e capturaram 82 localidades em uma extensão de 1.150 km². Essas ações foram discutidas durante a reunião com o chefe do Exército ucraniano, Oleksandr Sirski.
Com informações da AFP
Publicado por Sarah Américo

Facebook Comments