Quando serão divulgadas as primeiras pesquisas eleitorais de São Paulo após debates; veja datas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

As primeiras pesquisas eleitorais de São Paulo após os debates estão previstas para serem divulgadas nesta semana. A sondagem realizada pelo instituto DataFolha será a primeira, com publicação marcada para a próxima quinta-feira, 22. Será interessante avaliar o impacto dos debates promovidos pela Band e pelo Estadão em parceria com o Terra e a FAAP.

O levantamento do DataFolha também considerará o início oficial da campanha, que teve início na sexta-feira, 16, ouvindo 1.204 moradores de São Paulo. Outros três institutos – Atlas Intel, Instituto Paraná e Fundação Escola de Sociologia e Política – realizaram levantamentos próximos ao DataFolha. A previsão é que a Atlas Intel divulgue sua pesquisa em 21 de agosto, a Paraná Pesquisas em 23 de agosto e a FESP em 24 de agosto.

A última pesquisa DataFolha, divulgada em 8 de agosto, mostrou um cenário de empate técnico entre o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), ambos com 23% e 22%, respectivamente. Além disso, houve uma disputa acirrada pela terceira colocação, com Pablo Marçal (PRTB) e José Luiz Datena (PSDB) empatados com 14%. A deputada federal Tabata Amaral (PSB) registrou 7% na pesquisa.

Agora, há a expectativa de como os debates iniciais e o contato direto com o eleitorado na cidade de São Paulo podem ter influenciado nos resultados. Nunes, por exemplo, foi alvo principal de críticas nos debates realizados até o momento.

Pablo Marçal se destacou como uma figura provocadora e agressiva em relação aos outros candidatos, o que gerou algumas reclamações, porém, seu comportamento foi amplamente explorado pelo candidato nas redes sociais. Apesar da aceleração online, especialistas alertam que isso não garante votos.

Apesar de estar em segundo lugar, Boulos foi alvo de ataques mais duros somente de Nunes e Marçal, mostrando um posicionamento propositivo nos embates com os demais adversários. Tabata, por sua vez, conseguiu se apresentar como técnica e ponderada, enquanto Datena teve desempenhos aquém do esperado nos debates, sendo ofuscado.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Líder do PL na Câmara é alvo de operação da PF

Resumo: a Polícia Federal deflagrou a Operação Galho Fraco para aprofundar investigações sobre desvio de recursos públicos oriundos de cotas parlamentares, com foco...

Mesmo sem apoio do PP, União Brasil reafirma apoio a Moro ao governo do Paraná: “irreversível”

Durante a confraternização de fim de ano do União Brasil, realizada em Brasília, o presidente da sigla, Antonio Rueda, e o ex-prefeito ACM...

Bolsonaristas admitem que pacote anti-STF não avançará em 2026

Lideranças bolsonaristas da Câmara admitem, nos bastidores, que as propostas contra o STF, uma das principais pautas da oposição, não devem avançar em...