Unidade móvel prestará atendimento para mulheres em situação de violência em Salvador e no interior da Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Como parte das iniciativas do Agosto Lilás, período dedicado à conscientização sobre o combate à violência contra as mulheres, a Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM) está promovendo uma programação com diversas atividades ao longo do mês. Nesta semana, a Unidade Móvel da SPM estará disponível para oferecer suporte psicossocial e jurídico a mulheres em situação de violência de gênero em locais estratégicos da capital e do interior.

 

Em Salvador, a Unidade Móvel estará no estacionamento da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) na terça-feira (20), realizando atendimentos das 9h às 15h. Além disso, estão programadas rodas de conversa sobre os diferentes tipos de violência contra as mulheres. Na Estação da Lapa, o atendimento será realizado na quarta-feira (21), também das 9h às 15h. As mulheres que receberem assistência poderão, conforme a necessidade, ser encaminhadas para os órgãos que integram a Rede de Enfrentamento à violência contra as Mulheres.

 

A Secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, enfatizou a importância das ações em curso: “Na secretaria, atuamos em duas frentes fundamentais. Uma delas visa a inclusão socioprodutiva e a autonomia econômica das mulheres. A outra está focada na prevenção e combate às violências. Este é um trabalho contínuo e incansável, intensificado durante o mês de Agosto, quando realizamos a campanha do Agosto Lilás. Nosso objetivo é conscientizar as pessoas sobre o que caracteriza a violência contra as mulheres, destacar os canais de denúncia, como o Disque 180, e informar sobre a rede de atendimento disponível. Este é mais um esforço voltado para a proteção e garantia dos direitos das mulheres”, afirmou.

 

BARREIRAS

No interior, a próxima parada da Unidade Móvel será em Barreiras, na quinta-feira (22), das 14h às 20h, na Localidade de Vila Brasil, no Centro de Artes Marciais. No local, a equipe da SPM também irá fornecer informações sobre a Campanha “Oxe, me respeite!”, que visa a prevenção e combate ao abuso e à importunação sexual.

 

Em Barreiras, será apresentada a Mostra Teatral “Elas à Frente – Protagonismo Feminino no Teatro”, das 14h às 20h, no mesmo local onde estará a unidade móvel. A iniciativa conta com o apoio da SPM, por meio do Edital “Elas à Frente pelo Fim da Violência contra a Mulher”. A mostra integra a programação do Agosto Lilás e busca promover, por meio da linguagem teatral, a conscientização sobre as violências de gênero, destacando o protagonismo e o empoderamento feminino.

 

A REDE

A Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres conta com diversos órgãos e iniciativas, como a Casa da Mulher Brasileira; Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM); Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM); Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (NEAMS); Salas “Elas à Frente” da SPM; Unidades Móveis da SPM; Defensoria Pública do Estado (DPE); Ministério Público (MP); Tribunal de Justiça (TJ); Casa Abrigo; Casa de Acolhimento; Disque 180; Disque 190, além do Batalhão Maria da Penha.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fiscal morto por PM em SP foi indiciado por roubo a casa de vereador

A morte do fiscal municipal Mário José Gomes, baleado por um policial militar durante uma abordagem em Rio Claro, no interior de São...

Ao menos 18 capitais registraram atos contra PL da Dosimetria

Neste domingo (14/12), capitais brasileiras registraram protestos contra o Projeto de Lei (PL) da Dosimetria no Congresso, que altera regras de progressão de...

Polícia remove barricadas de facções criminosas em São Cristóvão, Salvador

Guarnições da Rondesp Atlântico e da 49ª CIPM realizaram uma operação na manhã deste domingo (14) no...