Quando os astronautas da Nasa ‘presos no espaço’ voltarão à Terra?

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A agência espacial NASA emitiu um comunicado informando que a decisão sobre a maneira como os astronautas “presos no espaço” retornarão à Terra não será tomada antes do sábado, dia 24. Até lá, uma revisão interna da prontidão de voo será conduzida para analisar as opções de retorno.

Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams foram enviados em um teste de voo no dia 5 de junho a bordo da Boeing Starliner. Durante a jornada, diversos problemas foram identificados, como mau funcionamento em propulsores e vazamentos no sistema de hélio. Assim, a logística para o retorno dos astronautas está em questão.

A NASA afirmou que, desde o início do mês, tem realizado diversas análises de dados e testes de propulsores em colaboração com engenheiros para compreender melhor a aeronave. Isso será fundamental na definição da maneira mais segura de trazer os astronautas de volta à Terra.

Enquanto isso, o retorno dos astronautas tem sido adiado. A NASA sinalizou a possibilidade de os tripulantes permanecerem no espaço até o início do próximo ano, aguardando uma carona na próxima missão da SpaceX, a Crew-9. Outra alternativa seria o retorno na própria Boeing, caso os engenheiros determinem que seja viável. No entanto, a decisão final ainda não foi tomada.

Originalmente, a missão deveria durar apenas uma semana, porém a NASA destaca que os astronautas estão preparados para eventualidades como essa, e possuem suprimentos para a permanência necessária. Além disso, recursos como acesso à internet estão disponíveis para Wilmore e Williams.

As principais opções em estudo para o retorno dos astronautas incluem o uso da própria Starliner após avaliações de segurança. Caso essa opção não seja viável, a aeronave poderia retornar sozinha à Terra. Nesse cenário, os dois tripulantes aguardariam a SpaceX Crew-9, com previsão de retorno em fevereiro de 2025. Para isso, a próxima nave teria que ter uma tripulação reduzida, de dois astronautas ao invés dos quatro habituais.

A NASA ressalta que todas as alternativas apresentam riscos, e análises detalhadas estão sendo conduzidas para determinar a melhor abordagem.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Artemis 2: NASA conclui teste final de foguete que vai lançar astronautas à Lua

Siga o Olhar Digital no Google Discover Tudo sobre Artemis Nesta quinta-feira (19), a NASA executou pela segunda vez um teste...

Eric Dane: ator de “Grey’s Anatomy” e “Euphoria” morre aos 53 anos

Siga o Olhar Digital no Google Discover O ator Eric Dane morreu nesta quinta-feira (19), aos 53 anos, em decorrência de esclerose lateral amiotrófica...

Discurso de Lula em cúpula da IA foi ponderado, avalia especialista

Vídeos Arthur Igreja, especialista em Tecnologia e Inovação, avalia o discurso do presidente Lula na...