Conselho de Ética da Câmara aprova perda de mandato de Chiquinho Brazão

Publicado:

O veredito do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados foi pela aprovação da cassação do mandato de Chiquinho Brazão, acusado do envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL). A recomendação, respaldada por 15 votos a favor e 1 contra, agora segue para apreciação do plenário da casa.

A decisão adotada pelo conselho está alinhada com o parecer da relatora do caso, Jack Rocha (PT-ES), que sustentou a necessidade da perda do mandato devido a condutas consideradas incompatíveis com o decoro parlamentar. A defesa de Chiquinho Brazão ainda tem a opção de recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

A relatora argumentou haver evidências das infrações cometidas por Brazão no exercício de seu mandato, e endossou as conclusões da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República de que o deputado seria um dos mentores intelectuais do assassinato de Marielle, destacando tal afirmativa como verossímil.

Para que a recomendação seja acatada, é necessário o voto favorável de no mínimo 257 deputados para a cassação do mandato de Brazão. O deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ) foi o único a se posicionar contra a cassação, enquanto o deputado baiano Paulo Magalhães (PSD) optou pela abstenção.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Perdi meus sonhos”, diz mulher que ficou paraplégica após tratamento para endometriose

Bruna Conceição dos Santos, de 25 anos, se tornou paraplégica após um tratamento com fenol para endometriose. Um mês após seu casamento, ela...

Corpo é encontrado em ramal às margens da BR-367, em Eunápolis

Eunápolis: Na manhã deste sábado (11), o corpo de Jonas Costa da Silva, de 22 anos, foi encontrado por familiares em...