Uma pesquisa recente conduzida pelo instituto Quaest e divulgada nesta quarta-feira, 28 de agosto, revelou que o atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), encontra-se na liderança com 60% das intenções de voto na disputa pela prefeitura da cidade. O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) segue com 9%, enquanto o deputado federal Tarcísio Motta (PSOL-RJ) detém 5% das intenções.
Paes, que é candidato à reeleição, viu seu apoio crescer significativamente, subindo 11 pontos percentuais desde a última pesquisa do instituto Quaest divulgada em 24 de julho deste ano. Na pesquisa anterior, o prefeito do Rio registrava 49% das intenções de voto, enquanto Ramagem, candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), estava com 13%, empatado tecnicamente com Tarcísio Motta, que possuía 7% das intenções.
O ex-deputado federal Cyro Garcia (PSTU) figura com 3% das intenções de voto. Em seguida, estão o deputado estadual Rodrigo Amorim (União), Juliete Pantoja (UP), Marcelo Queiroz (PP) e Carol Sponza (Novo), cada um com 1%. Henrique Simonard (PCO) não obteve pontuação. Votos em branco e nulos somam 13%, enquanto 6% dos entrevistados não souberam responder.
Em relação à pesquisa espontânea, na qual os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Paes lidera com 26%, seguido por Ramagem com 5% e Tarcísio com 1%. Os demais candidatos não obtiveram pontuação nesse cenário, onde o índice de indecisos atinge 65%.
A pesquisa realizou entrevistas presenciais com 1.140 eleitores cariocas entre os dias 25 e 27 de agosto de 2024, apresentando uma margem de erro de três pontos percentuais. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e encontra-se registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-08084/2024.
Rejeição e Apoio Político
Um ponto de destaque na pesquisa foi a análise do apoio dos eleitores em relação a candidatos apoiados por figuras políticas proeminentes, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador do Estado, Cláudio Castro (PL), mesmo sem conhecerem o candidato em si.
De acordo com o levantamento, 77% dos entrevistados afirmaram que não votariam em um candidato apoiado por Lula, 69% rejeitariam um nome apoiado por Bolsonaro e 83% manifestaram sua rejeição a um candidato apoiado por Castro.

Facebook Comments