Autoridades distritais destacaram as políticas públicas em andamento para melhoria dos serviços de combate ao câncer, durante o Fórum Regional de Oncologia do Distrito Federal, promovido na quinta (29/8) e na sexta-feira (30/8).
O Governo do Distrito Federal (GDF) fechou um acordo de cooperação internacional com a Global Health Catalyst, associada ao Hospital Johns Hopkins, que prevê o recebimento de insumos e apoio especializado para o tratamento de câncer na capital do país.
O compromisso foi assinado pela vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, nos Estados Unidos, em junho último. “Precisamos pensar de maneira diferente para obter resultados diferentes. A união entre governo, sociedade civil e comunidade científica é essencial para avançarmos”, afirmou.
No evento, a secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, apresentou iniciativas voltadas ao fortalecimento da rede de atendimento oncológico, bem como à ampliação do acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento.
Organizado pela Frente Parlamentar de Combate ao Câncer da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o fórum foi marcado por debates entre representantes do governo e da sociedade civil sobre a concretização da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (Lei Federal nº 14.758/2023), com foco na garantia de acesso igualitário ao tratamento e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
“Esse fórum é mais do que um espaço de debate, é um passo concreto em direção a um sistema de saúde mais justo e acessível para todos. A participação ativa das ONGs [organizações não governamentais] e da comunidade mostra que a luta contra o câncer é um esforço coletivo”, disse o presidente da frente parlamentar, deputado distrital Eduardo Pedrosa (União).












Facebook Comments