Munícipios do Extremo Sul são contemplados com investimento do governo da Bahia em novas unidades escolares

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Na segunda etapa do projeto, mais de meio milhão de reais será investido na construção de 11 novas escolas de ensino integral, 12 ampliações, seis modernizações e uma reforma em 18 municípios baianos, entre eles Prado, Ibirapuã, Itamaraju, Lajedão, Nova Viçosa e Veredas, que ficam no Extremo Sul, além de Cícero Dantas, Entre Rios, Ibititá, Itapicuru, Jaguarari, Campo Formoso, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, São Gabriel, Simões Filho, Senhor do Bonfim e Umburanas que ficam em outras regiões.

Imagem do WhatsApp de 2024 09 02 as 14.52.52 605430b2O governador Jerônimo Rodrigues destacou que o projeto vai além da infraestrutura, focando na permanência no campo, com melhorias em água, energia e conectividade. “É política de permanência no campo, de fortalecimento do campo, com água tratada, energia, conectividade e tecnologia. Um investimento para garantir o direito de um professor de dar uma aula em um teatro, com ar condicionado, luz boa, assento confortável, com conforto para os estudantes e quem diria que nós tínhamos direito a isso? Nós estamos vivos para ver o sonho de muita gente sendo realizado”, refletiu.

O anúncio foi feito na inauguração do Colégio de Tempo Integral de Candeias, nesta segunda-feira (02), que contou com um investimento de cerca de R$ 17 milhões para a construção de 12 salas de aula, biblioteca, quatro laboratórios (de matemática e física; biologia e química, e linguagens e informática), duas salas multifuncionais – uma delas para aulas de dança –, um teatro com capacidade para 200 pessoas, restaurante estudantil, campo de futebol society, piscina semiolímpica e vestiários.

Imagem do WhatsApp de 2024 09 02 as 14.52.52 fbf5fb6eA Secretária da Educação, Rowenna Brito, ressaltou que as novas estruturas têm reduzido a evasão escolar e melhorado o desempenho dos estudantes. “Estamos crescendo pelo terceiro ciclo consecutivo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com diminuição da evasão, aumento da permanência desses jovens e adolescentes nas escolas”, pontuou.

A segunda etapa do projeto também prioriza colégios indígenas e do campo, com destaque para as escolas em Prado, onde serão construídas três novas unidades em aldeias indígenas, beneficiando mais de 860 estudantes. Campo Formoso também foi beneficiada em duas comunidades quilombolas, onde suas escolas serão modernizadas. No total, mais de 4.192 estudantes serão impactados, com 50% das escolas localizadas em comunidades indígenas, quilombolas e rurais.

Imagem do WhatsApp de 2024 09 02 as 14.52.52 3f0bdfbfEducação indígena

São destaques da segunda etapa os colégios estaduais indígenas e do campo. Em Prado, quatro escolas indígenas situadas nas aldeias Tawá, Corumbauzinho, Águas Belas e Kaí vão ter três novas unidades escolares construídas e uma escola ampliada e modernizada. Mais de 860 estudantes vão usufruir dos novos espaços. Já em Campo Formoso, duas comunidades quilombolas terão colégios modernizados e ampliados nos distritos de Lage dos Negros e de São Tomé.

Da etnia pataxó, Paloma dos Santos, de 14 anos, competiu pela primeira vez nos Jogos Escolares 2024 (JEB), organizado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), e seu time de futsal venceu o terceiro lugar nas finais do campeonato. Para ela, a maior expectativa para a nova unidade da sua escola, em Prado, é a quadra poliesportiva.

“A gente quer muito uma estrutura nova. A gente veio jogar no JEB, aqui, em Salvador, no futsal sub-12 a 14, e a gente conseguiu o terceiro lugar, e para a gente é de bom tamanho, porque lá a gente treina em campo de areia solta, descalça. Aqui foi a primeira vez a gente jogou em quadra, calçando tênis de futsal, e a gente conseguiu o terceiro lugar, então é muito bom. Mas a gente quer muito uma quadra, piscina de natação, refeitório, tudo para que a gente possa treinar mais e conseguir o ouro, o primeiro lugar, nos próximos anos”, dividiu a adolescente sobre o Colégio Estadual Indígena Tawá.

Outros nove colégios estaduais do campo também estarão contemplados nos distritos de Gameleira do Jacaré (São Gabriel), Posto da Mata (Nova Viçosa), Pereira (Santaluz), Nova Alegria (Itamaraju), Porto de Sauípe (Entre Rios), Pilar (Jaguarari), Lagoa Redonda (Itapicuru) e Igara (Senhor do Bonfim). Segundo informações da SEC, 50% das escolas dessa fase serão em comunidades indígenas, quilombolas e do campo. Mais de 4.192 estudantes dessas regiões vão ser diretamente impactados pelo projeto.

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