A consagrada atriz Halle Berry, aos 58 anos, manifestou publicamente sua frustração por ser a única mulher negra a ter sido honrada com um Oscar em toda a história da Academia.
Em 2002, Berry conquistou o prêmio de Melhor Atriz por sua atuação em “A Última Ceia”. Desde então, nenhuma outra atriz negra foi premiada nessa categoria. Em uma entrevista reproduzida pelo jornal The Daily Mail, ela expressou: “Continuo profundamente incomodada por nenhuma outra mulher negra ter recebido o Oscar de Melhor Atriz após a minha vitória. Continuo entristecida com isso, ano após ano”.
Halle mencionou o trabalho de Andra Day, de 39 anos, em “Estados Unidos vs. Billie Holiday” (2021) e de Viola Davis, de 59 anos, em “A Voz Suprema do Blues” (2020), como performances que, em sua opinião, foram injustamente ignoradas pela academia. “Definitivamente, não foi porque [outras atrizes negras] não eram merecedoras [do prêmio].”
Alguns anos atrás, Berry compartilhou que acreditava que sua vitória no Oscar abriria caminho para outras atrizes negras serem reconhecidas pela premiação. Em 2020, durante uma entrevista para a revista Variety, ela expressou sua decepção ao afirmar: “Eu pensei que havia mulheres que, com toda a certeza, com razão, poderiam e deveriam ter vencido o Oscar de Melhor Atriz. Eu esperava que elas vencessem, mas não tenho uma resposta para o motivo pelo qual isso não aconteceu”.
Comentários Facebook