SP: pesquisa mostra que esquerda corre risco de ficar fora do 2º turno

Publicado:

Um levantamento recente da pesquisa Quaest, divulgado hoje (11/9), revela que nas eleições para prefeito da capital paulista, é possível que nenhum candidato de esquerda avance para o segundo turno.

Com exceção das eleições de 2016, quando João Doria (PSDB) foi eleito no primeiro turno, sempre houve uma candidatura de esquerda avançando para a segunda rodada de votações em São Paulo desde a redemocratização.

Os resultados da pesquisa Quaest divulgados hoje indicam um crescimento significativo do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), que busca a reeleição, e do influenciador Pablo Marçal (PRTB). Apesar de estarem tecnicamente empatados com o deputado federal Guilherme Boulos (PSol), eles ultrapassaram Boulos em números absolutos.


boulos campolimpo

6 imagens

Ricardo Nunes (MDB), prefeito de SP, divulgando material de campanha

O influenciador Pablo Marçal (PRTB) em agenda de campanha
Candidato José Luiz Datena (PSDB) em campanha no Ipiranga, na zona sul de São Paulo
Tabata conversa com eleitora
Marina Helena (Novo) realizou um protesto em frente à TV Bandeirantes após ter sido excluída do primeiro debate entre candidatos à Prefeitura de São Paulo.

Guilherme Boulos (PSol) durante comício, foi registrado em imagens por Leandro Paiva/Divulgação Boulos.

Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo, divulgando material de campanha, conforme registros da Campanha Ricardo Nunes.

O influenciador Pablo Marçal (PRTB) foi visto em uma agenda de campanha, de acordo com a reprodução divulgada.

José Luiz Datena (PSDB), candidato, foi flagrado em campanha no Ipiranga, na zona sul de São Paulo, pelas lentes de William Cardoso/Metrópoles.

Tabata em conversa com uma eleitora, foi fotografada por Jessica Bernardo/Metrópoles.

Marina Helena (Novo) promoveu um protesto na porta da TV Bandeirantes após ter sido excluída do primeiro debate entre candidatos à Prefeitura de São Paulo, conforme divulgado pelo Partido Novo.Nunes tem demonstrado um aumento nas últimas pesquisas desde o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, onde ele domina a maior parte do tempo disponível. Dos 10 minutos destinados aos candidatos, mais de seis são exclusivos do atual prefeito.

Por outro lado, Marçal, mesmo sem utilizar a televisão, tem conseguido alcançar os eleitores por meio de sua extensa presença nas redes sociais. Segundo a pesquisa Quaest desta quarta-feira, ele aparece pela primeira vez liderando o levantamento espontâneo, no qual os nomes dos candidatos não são fornecidos aos entrevistados.

Em um período de duas semanas, o influenciador viu sua porcentagem na pesquisa espontânea subir de 10% para 15%, enquanto Boulos, quem liderava o nicho desde junho, oscilou de 12% para 14% – considerando que a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Por sua vez, Nunes, que estava com 8% há duas semanas, também apresentou crescimento, atingindo 13% no novo cenário.

Enquanto Boulos tem se mantido estagnado em outros levantamentos ou apresentando oscilações negativas nas pesquisas, ele já admitiu publicamente o risco de não chegar ao segundo turno na capital paulista.

“Em todas as eleições até hoje, desde a redemocratização, o campo progressista ou de esquerda sempre chegou ao segundo turno, vencendo ou ficando em segundo lugar”, declarou em entrevista à Sabatina Folha/Uol.

Na prática, a campanha acendeu o sinal de alerta e acionou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para gravar um novo material a ser utilizado por Boulos na televisão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lázaro Ramos lota livraria em Portugal e precisa dar autógrafos na rua

Lázaro Ramos fez um sucesso estrondoso em Portugal no último sábado, 4 de outubro, ao lançar seus livros infantis na Livraria da Travessa,...

Ladrões que invadiram prédio em SP usavam distintivos policiais falsos

Um grupo armado invadiu um prédio na Barra Funda, na zona...

Projeto da anistia fica para a semana que vem e texto do relator pode reduzir menos do que o esperado pena de Bolsonaro

Enquanto manifestantes na Esplanada dos Ministérios acreditavam que o projeto de anistia seria votado nesta quarta-feira (8),...