A consolidação de uma federação entre o PSDB-Cidadania e o Solidariedade está em processo. Com intensos debates ocorrendo em Brasília, ainda há questões pendentes em alguns estados. No entanto, o presidente nacional do Solidariedade, deputado federal Paulinho da Força, indicou que o desfecho será positivo.
“Estamos bem [a relação dos partidos]. Estamos discutindo sobre isso em várias reuniões. Este período eleitoral deu uma pausa, pois as pessoas estão focadas em votos e dinheiro agora. Então, vamos retomar isso após as eleições. Estamos empenhados em construir uma federação logo após as eleições, finalizando as discussões ainda este ano para estarmos preparados para as eleições de 2026”, comunicou ao Bahia Notícias.
Apesar de estarem em lados opostos na Bahia, a federação é bem vista no cenário nacional. Para o deputado federal Adolfo Viana (PSDB), as legendas não devem enfrentar problemas com a federação. O movimento tem avançado em Brasília, com reuniões entre as lideranças partidárias desde o início de maio.
No estado da Bahia, o Solidariedade é liderado pelo deputado estadual Luciano Araújo. Segundo Viana, a relação partidária é “excelente”. “Luciano Araújo é um deputado muito sério e trabalhador. Será um prazer estar ao lado dele nesta jornada, caso formemos uma federação com o Solidariedade”, ressaltou Adolfo ao Bahia Notícias.
Para Luciano, a relação entre Solidariedade e PSDB é “a melhor possível”. Apesar da declaração se alinhar com a de Adolfo Viana, Araújo mencionou que o processo para a união na Bahia será longo. “Nunca discutimos sobre federação aqui na Bahia. Houve uma conversa para as eleições de 2026 em Brasília, mas segundo a executiva nacional, nada está definido”, comentou.
Algumas questões precisarão ser resolvidas, uma vez que o Solidariedade faz parte da base do governo de Jerônimo Rodrigues (PT) na Bahia, com os deputados estaduais Luciano Araújo e Pancadinha (que atua como oposicionista) e sem representação federal. Já os tucanos, que além de Viana na Câmara dos Deputados, contam com três parlamentares na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) – Jordâvio Ramos, Tiago Correia e Pablo Roberto – integram a oposição no estado.
Facebook Comments