Silvia Cerqueira explica rompimento com Daniela Borges em eleição da OAB-BA: “Não aceitamos mais a invisibilidade”

Publicado:

A atual secretária-adjunta da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade (CNPI) e candidata ao conselho federal, Silvia Cerqueira, explicou seu rompimento com o grupo de Daniela Borges, atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA). Sílvia, que atualmente apoia o nome de Ana Patrícia Leão, afirmou que o rompimento veio por conta da “invisibilidade” do movimento negro dentro do grupo.

Em discurso durante o lançamento da candidatura de Ana Patrícia nesta segunda-feira (28), Silvia destacou o protagonismo de pessoas negras na montagem de chapa da candidata à presidência da OAB-BA. Vale lembrar que ela chegou a lançar seu próprio nome na disputa, representando o movimento da Advocacia Negra, após romper com Daniela Borges em agosto deste ano.

“Você [Ana Patrícia] traz uma lição para todos. Não falo de vez, falo de voz. Você traz uma lição quando traz o protagonismo efetivo. Quando você coloca pessoas negras na sua chapa com visibilidade. Em razão disso, nós mudamos, porque nós não aceitamos mais a invisibilidade, não aceitamos mais a falta de inclusão”, disse Silvia.

“Nós não aceitamos ter Esperança Garcia tão somente no Conselho Federal e até a data de hoje, ainda que Salvador seja a cidade mais negra do mundo fora da África, e com a advocacia negra pujante e preparada, nós não temos sequer a simbologia desta mulher advogada que nos anos de 1770 foi capaz de elaborar a primeira posição no sentido de invocar os direitos humanos para si e para seus companheiros”, concluiu.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Medeiros Neto: Homem é baleado na BA-290 e transferido em estado grave para Teixeira de Freitas

Medeiros Neto registrou uma tentativa de homicídio na madrugada desta quinta-feira, 23 de outubro de 2025. Um homem de 32 anos foi baleado...

Maduro anuncia arsenal de 5 mil mísseis russos contra ameaça dos EUA

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, anunciou que o país possui um arsenal com mais de 5 mil mísseis antiaéreos do modelo Igla-S, durante...