Bahia tem saldo positivo de 14.886 carteiras assinadas no mês de setembro; entenda

Publicado:

O mês de setembro foi positivo na geração de empregos com carteira assinada na Bahia. Com  83.366 admissões e 68.480 desligamentos, o estado teve um saldo de 14.886 postos, de acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Trata-se do nono mês seguido com saldo positivo.

O saldo observado em setembro deste ano no território baiano foi inferior ao de agosto (+16.484 postos). No entanto, é o segundo maior do ano no estado. No comparativo anual, por outro lado, o saldo mais recente se apresentou superior ao do mês de setembro do ano passado (+8.948 postos).

Com o saldo de setembro, a Bahia passou a contar com 2.148.757 vínculos celetistas ativos, uma variação de 0,70% sobre o quantitativo do mês imediatamente anterior. O município de Salvador, ao registrar um saldo de 4.173 postos de trabalho celetista, contabilizou 669.979 vínculos, indicando um aumento de 0,63% sobre o montante de empregos existente em agosto.

Na Bahia, em setembro, quatro dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldo positivo de postos de trabalho celetista. O segmento de Serviços (+7.634 vagas) foi o que mais gerou postos dentre os setores. Em seguida, Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (+3.301 postos), Construção (+2.167 vagas) e Indústria geral (+1.847 vínculos) também foram responsáveis pela geração. O setor de Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (-63 empregos), portanto, foi o único com perda líquida de postos no mencionado mês.

No mês, o Brasil computou um saldo de 247.818 vagas, enquanto o Nordeste registrou 77.175 novos postos – representando variações relativas de 0,52% e 0,98% comparativamente ao estoque do mês anterior, respectivamente. A Bahia (+0,70%), portanto, de agosto a setembro, exibiu um aumento relativo do estoque de vínculos maior do que o do país e menor do que o da região nordestina.

Das 27 unidades federativas do território nacional, todas elas apontaram crescimento do emprego celetista em setembro deste ano. A Bahia, com 14.886 novos postos, exibiu o sexto maior saldo do país. Em termos relativos, com variação percentual de 0,70%, a unidade baiana situou-se na décima posição.

Os dados do emprego formal foram sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uesb abre inscrições para vestibular 2026 com quase mil vagas em 47 cursos

Você está prestes a dar um passo importante rumo ao seu futuro acadêmico. A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) acaba de...

Executor de atentado contra diretor de presídio em Eunápolis é preso em Porto Seguro

Em uma ação decisiva da Polícia Civil, um homem foi capturado em Porto Seguro, acusado de ser um dos responsáveis pelo atentado ao...

Operação da Embasa interrompe abastecimento em Salvador e 12 cidades ainda nesta madrugada

Uma operação crucial da Embasa está prestes a impactar o abastecimento de água em Salvador e em 12 municípios vizinhos. Na madrugada desta...