Câmara aprova projeto que combate assédio sexual digital

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


A Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (4/11), o Projeto de Lei (PL) 583/2020, que dispõe sobre o combate ao assédio sexual digital ao alterar a Lei Carolina Dieckmann. A proposta criminaliza o registro fotográfico de pessoas em situações sensuais ou libidinosas sem o consentimento. A matéria segue para análise no Senado Federal.

O projeto é de autoria do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), e foi aprovado um substitutivo da deputada Silvye Alves (União-GO).

A proposta visa inibir o registro fotográfico não autorizado de partes íntimas de pessoas em locais públicos ou privados. A medida é conhecida como “upskirting”, prática de tirar fotos ou gravar vídeos por baixo das roupas de um indivíduo sem conhecimento ou consentimento, em especial quando a vítima está distraída ou em situação de vulnerabilidade.

“Isso pode resultar em uma resposta mais eficaz e coordenada às situações de violência, as quais as mulheres são expostas”, diz a deputada no substitutivo aprovado.

O texto também estabelece que os dispositivos móveis tenham uma função de emergência para acionamento imediato do 180, número destinado para o enfrentamento à violência contra a mulher.

Atualmente, o Código Penal prevê a pena detenção de seis meses a um ano para quem fotografar ou registrar, por qualquer meio, cenas de nudez ou atos sexuais ou libidinosos de caráter íntimo sem o consentimento dos envolvidos.

Caso a proposta seja sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), irá incluir no Código Penal novas situações de crime de invasão de privacidade.

Lei Carolina Dieckmann

A lei 12.737/2012, conhecida como Lei Carolina Dieckmann, foi sancionada em 2012, depois que a atriz teve uma série de fotos íntimas divulgadas sem o consentimento após invasão ao computador dela.

A nova legislação marcou o debate a respeito da vulnerabilidade das informações na era digital.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Mãe de crianças mortas por pai em Itumbiara deixa enterro mais cedo após sofrer ameaças no cemitério

A mãe dos dois meninos baleados pelo pai, Thales Machado, o secretário de Governo de Itumbiara, precisou deixar o velório do filho mais...

Suspeito de matar estudante de psicologia é preso em Minas Gerais

A Polícia Militar prendeu Italo Jefferson da Silva, 43 anos, na tarde desta quinta-feira, em Carmo do Cajuru, Minas Gerais. O suspeito é...

Homem é baleado no Carnaval de Salvador após briga generalizada no circuito Osmar, no Campo Grande

Um homem foi baleado durante uma confusão em um bloco de Carnaval no circuito Osmar (Campo Grande), na noite da última quinta-feira (12). De...