Procon-BA celebra Dia da Consciência Negra com debate sobre racismo nas relações de consumo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

‘Racismo nas Relações de Consumo’ foi o tema da palestra realizada na segunda-feira (18), pelo Procon-BA (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor), órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). A atividade, que reuniu várias turmas do curso de Direito do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), celebrou o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, no dia 20 de novembro.

O evento foi organizado pela Diretoria de Ações Educativas do Procon (DAE), com o objetivo de conscientizar e orientar o público universitário sobre as diversas formas de preconceito existentes nas relações de consumo e o modo de combatê-las. 

“A palestra foi interessante, porque é algo que acabamos passando em nosso dia a dia, só que não reconhecemos por questão de já ser algo estruturado na sociedade. Não temos a ciência de que isso está sendo agravado nas nossas vidas”, ressaltou a estudante de direito Ana Clara Bispo, 18.

Para Karen Menezes, 18, também estudante de direito, a palestra é super necessária, porque aborda um problema muito frequente em nossa sociedade. “É preciso termos uma noção do que significa o racismo e de como identificá-lo nas nossas relações. Essa palestra abriu muito meus olhos sobre o assunto. Antes, ainda não havia tido a oportunidade de participar de uma reflexão assim. Foi o meu primeiro contato mais aprofundado com esse tema em específico”, declarou.

As palestras foram proferidas pela assessora Uiara Lopes Umoja e pelo ouvidor Davi Pires Costa, ambos da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), visando construir uma consciência crítica quanto à prática do racismo e de preconceitos em geral. Além do debate, a atividade contou com a distribuição de materiais educativos com orientações para consumidoras/es.
 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeito de Niterói (RJ) sanciona Lei “Anti-Oruam”

Niterói publicou no Diário Oficial do Município, nessa segunda-feira (23/12), a...

Tragédia: Menino com autismo morre afogado em lago após fugir de casa na cidade de Eunápolis

Em Eunápolis, na Bahia, um menino de 11 anos morreu afogado em uma lagoa no...

Mãe do cantor Bruno, da dupla Bruno e Marrone, Dona Anita morre aos 81 anos por síndrome respiratória

Ana Félix de Miranda, conhecida como Dona Anita, era mãe do cantor Bruno da dupla Bruno e...