General acusado pela morte de Rubens Paiva recebe salário de R$ 35 mil

Publicado:



O general José Antônio Nogueira Belham, acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) pela morte de Rubens Paiva em 1971, recebe um salário mensal de R$ 35.991,46, segundo o Portal da Transparência. Belham, que era comandante do Destacamento de Operações e Informações (DOI) na zona norte do Rio na época do crime, negou em depoimento à Comissão Nacional da Verdade ter conhecimento das torturas a Rubens Paiva.

A defesa dos militares, incluindo Belham, questionou decisões judiciais anteriores com base na Lei da Anistia. No entanto, o MPF considera o caso um crime contra a humanidade e continua buscando justiça. Até o momento, o andamento do processo depende de decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

Rubens Paiva, político cassado pela ditadura militar, foi levado para unidades militares após ser preso em sua casa e, posteriormente, foi torturado e morto no DOI. Após sua morte, sua esposa Eunice Paiva lutou incansavelmente por justiça. Em 1996, o atestado de óbito foi emitido, mas seu corpo nunca foi encontrado.


Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPF instaura inquérito para apurar possível desvio de recursos em Castro Alves

Um novo capítulo se inicia em Castro Alves, Bahia, onde o Ministério Público Federal (MPF) lançou um inquérito civil para investigar um suposto...

Rússia torna “indesejável” a presença de ONG Repórteres Sem Fronteiras

O Ministério da Justiça da Rússia tomou uma decisão drástica ao rotular a ONG Repórteres Sem Fronteiras...

Tia de jovem morto por policial civil no DF: “Atirou para matar”

O luto e a indignação marcam a vida de Ivoneide Matos, tia e madrinha do jovem universitário João Gabriel Matos da Silva, de...