Com chuvas, Barragem do Descoberto verte 3 meses antes do previsto

Publicado:

Com as chuvas recentes, a Barragem do Descoberto atingiu sua capacidade máxima três meses antes do previsto. Responsável por abastecer quase metade do Distrito Federal, o reservatório alcançou a cota de 1,03 mil metros de altura devido às intensas chuvas em novembro.

Com 50 anos de história, a barragem transbordou depois de passar por melhorias que garantiram sua segurança e durabilidade, conforme as normas de segurança de barragens. Essas intervenções, realizadas em 2023 com um investimento de R$ 8 milhões, contribuíram para a capacidade do reservatório de armazenar até 86 milhões de metros cúbicos de água.

A previsão é de que as chuvas continuem nos próximos dias, trazendo alívio para as regiões abastecidas pelo Reservatório do Descoberto, como Ceilândia, Taguatinga e Samambaia.

O presidente da Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb), Luís Antônio Reis, destaca que os investimentos em infraestrutura de água e esgoto têm sido essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores do DF, com mais de R$ 1,2 bilhão investidos desde 2019.

Localizada ao longo da BR-070 e inaugurada em 1974, a Barragem do Descoberto é uma das mais imponentes da região, com uma crista de 265 metros e um vertedouro de 55 metros de comprimento.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Paulo Figueiredo cobra manifestação de Nikolas Ferreira: “Não achei”

Em meio a tensões políticas, Paulo Figueiredo Filho, jornalista e youtuber bolsonarista, lançou um desafio ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). Recentemente denunciado ao...

Lula tem jantar marcado com Boric antes de evento sobre democracia

Neste domingo, 20 de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca em Santiago, Chile, para um jantar ao lado do presidente...

Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor

Meu pai tinha uma sensibilidade única, capaz de chorar com facilidade. Era um químico, pianista e boêmio, e suas lágrimas fluíam em momentos...