Com chuvas, Barragem do Descoberto verte 3 meses antes do previsto

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Com as chuvas recentes, a Barragem do Descoberto atingiu sua capacidade máxima três meses antes do previsto. Responsável por abastecer quase metade do Distrito Federal, o reservatório alcançou a cota de 1,03 mil metros de altura devido às intensas chuvas em novembro.

Com 50 anos de história, a barragem transbordou depois de passar por melhorias que garantiram sua segurança e durabilidade, conforme as normas de segurança de barragens. Essas intervenções, realizadas em 2023 com um investimento de R$ 8 milhões, contribuíram para a capacidade do reservatório de armazenar até 86 milhões de metros cúbicos de água.

A previsão é de que as chuvas continuem nos próximos dias, trazendo alívio para as regiões abastecidas pelo Reservatório do Descoberto, como Ceilândia, Taguatinga e Samambaia.

O presidente da Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb), Luís Antônio Reis, destaca que os investimentos em infraestrutura de água e esgoto têm sido essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores do DF, com mais de R$ 1,2 bilhão investidos desde 2019.

Localizada ao longo da BR-070 e inaugurada em 1974, a Barragem do Descoberto é uma das mais imponentes da região, com uma crista de 265 metros e um vertedouro de 55 metros de comprimento.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Réveillon de Lula em Copacabana

Réveillon de Lula no Rio: base naval, Janja e planos de fogos em Copacabana O presidente Lula passará o Réveillon de 2025 para 2026...

Violência no Brasil é maior do que em guerra sangrenta no Sudão

Palavras-chave: violência no Brasil, ACLED, Sudão, crise humanitária, homicídios dolosos, segurança pública. Mesmo não sendo oficialmente uma nação em guerra, os níveis de violência...

“Estamos todos exaustos”, diz Carlos após nova cirurgia de Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado no Hospital DF Star, em Brasília, após uma cirurgia para hérnia inguinal bilateral e intervenções adicionais para...