Projeto em tramitação no Senado quer garantir permissão para uso de trajes religiosos nos tribunais de todo país

Publicado:

Um projeto de lei em tramitação no Senado tem o objetivo de garantir o direito de usar trajes religiosos nos tribunais de todo o país. A proposta também inclui a suspensão de prazos processuais durante datas religiosas relevantes.

A discussão teve início após um episódio em que um advogado foi impedido de fazer sua defesa no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJ-DFT), em Brasília, por usar vestimentas do candomblé, uma religião de matriz africana.

Apresentado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), o PL 3.059/2024 propõe mudanças no Estatuto da Advocacia e no Código de Processo Civil para atender advogados de religiões como as de matriz africana, afro-americana ou judaica. A proposta também beneficia outras crenças religiosas.

O senador ressalta a importância da liberdade religiosa e enfatiza a necessidade de criar um ambiente judicial que permita aos advogados praticar suas crenças sem enfrentar constrangimentos que afetem seu trabalho.

O projeto está em conformidade com o artigo 5º da Constituição Federal, que garante a proteção das liberdades de consciência e crença. A intenção é assegurar que todos os cidadãos sejam tratados igualmente em relação ao direito de liberdade religiosa, sem desrespeitar a laicidade do Estado.

Caso seja aprovado pela Comissão de Educação e Cultura, o projeto seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso suspeito de abusar a própria filha de 15 anos em Santa Bárbara

Um homem de 59 anos foi detido nesta segunda-feira (6) na zona rural de Santa Bárbara, na região metropolitana de Feira...

Segurança do DF fará simulado de emergência no Aeroporto de Brasília

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) realizará um simulado de emergência no Aeroporto Internacional de Brasília, nesta quarta-feira, 8 de...