Moraes retira sigilo de relatório sobre golpe e envia inquérito para PGR

Publicado:

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu retirar o sigilo da investigação da Polícia Federal sobre a trama golpista que resultou no indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas. Os documentos serão encaminhados à PGR (Procuradoria-Geral da República) para análise e possíveis denúncias.

Moraes justificou a decisão afirmando que não há mais necessidade de manter o sigilo, ressaltando a importância da publicidade no Judiciário. O ministro destacou que a investigação precisou ser sigilosa para permitir o avanço das medidas investigativas.

O sigilo da delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, será mantido devido a diligências em andamento. O relatório final da investigação deve se tornar público ainda hoje.

A investigação da PF concluiu que houve uma tentativa de golpe de Estado em 2022 para evitar a posse de Lula (PT). Os envolvidos são acusados de três crimes, cujas penas somam de 12 a 28 anos de prisão, desconsiderando agravantes.

Os indiciamentos foram anunciados após a prisão de quatro militares e um policial. As investigações mostraram que o grupo planejava o assassinato de Lula, do vice-presidente e de Alexandre de Moraes, considerando o uso de envenenamento e artefato explosivo.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Penduricalhos de R$ 30 milhões foram aprovados em 55 segundos

Em uma sessão relâmpago que durou menos de 55 segundos, o Tribunal de Contas de Sergipe (TCE-SE) aprovou um destque de R$ 30...

AGU aciona STF por elo entre Eduardo e operação com dólar antes de tarifaço

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou uma medida drástica ao encaminhar ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma solicitação para investigar a movimentação de...

Candangão Sub-20: confira os resultados dos jogos deste sábado (19/7)

Na tarde vibrante deste sábado (19/7), o espetáculo do Candangão Sub-20 trouxe emoções intensas com as três primeiras partidas das quartas de final....