Entenda investigação da PF que acusa Bolsonaro de tentativa de golpe

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas por envolvimento em um plano de golpe de Estado. A acusação inclui crimes de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe e organização criminosa. Entre os indiciados estão ex-ministros, militares e ex-assessores presidenciais.

O plano, denominado “Punhal Verde Amarelo”, previa o assassinato de figuras centrais do governo e da Justiça, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A PF aponta que Bolsonaro tinha conhecimento do plano.

O documento detalhando os assassinatos foi impresso no Palácio do Planalto pelo general Mário Fernandes, então número dois da Secretaria-Geral da Presidência. Fernandes teria feito seis cópias do material em dezembro de 2023 para distribuição durante uma reunião. No dia seguinte, ele esteve no Palácio da Alvorada, onde Bolsonaro estava recluso após perder as eleições de 2022.

Os envolvidos no plano, conhecidos como “kdis pretos”, utilizavam técnicas militares e eram compostos por integrantes das Forças Especiais do Exército, articulando medidas para atingir seus objetivos em novembro e dezembro de 2022.

A investigação também revelou a criação de grupos de mensagens no aplicativo Signal, utilizado por militares para discutir o suposto plano golpista.

Novo Dialogo 1

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula e Xi Jinping conversam por telefone e defendem papel da ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) telefonou na manhã desta sexta-feira (23/1) para o presidente Xi Jinping, em sinal de continuidade...

Filha de lenda do basquete é atleta mais bem paga do futebol feminino

Trinity Rodman renovou o contrato com o Washington Spirit, mantendo-a no elenco da equipe. A renovação reforça a presença da jovem atacante no...

Pressionado por pesquisas e acordos locais, Caiado avalia recuar da corrida ao Planalto

Aliados de Ronaldo Caiado, pré-candidato à presidência pelo União, e lideranças bolsonaristas indicam a possibilidade de Caiado desistir da corrida presidencial em 2026....