CCJ aprova PEC de Eduardo Cunha que proíbe todas as possibilidades de aborto legal no Brasil

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 164/2012, aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, proíbe o aborto legal em todas as circunstâncias no Brasil. Com 35 votos a favor e 15 contrários, a admissibilidade da PEC foi aprovada e agora será discutida em uma comissão especial a ser criada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Atualmente, a interrupção da gravidez é permitida no Brasil nos casos de risco de morte da gestante, gravidez resultante de estupro e anencefalia fetal. A PEC propõe alterar o artigo 5º da Constituição Federal para estabelecer que a vida é inviolável “desde a concepção”. Segundo os autores da proposta, os ex-deputados Eduardo Cunha e João Campos, essa mudança proibiria todas as formas legais de aborto previstas na legislação brasileira.

A relatora da PEC, deputada Chris Tonietto (PL/RJ), defendeu a manutenção da gravidez nos casos de estupro, questionando se é justo que um bebê seja morto por um crime que não cometeu. A sessão de votação na CCJ foi tumultuada, com momentos de tensão. A presidente do colegiado, deputada bolsonarista Caroline De Toni (PL-SC), chegou a expulsar manifestantes favoráveis ao aborto do plenário para prosseguir com a votação da proposta.

A deputada criticou os protestos dos militantes a favor do aborto e ordenou a remoção do grupo do plenário pela Polícia Legislativa Federal, desencadeando novos protestos nos corredores da Câmara. A vereadora Karla Coser (PT), de Vitória (ES), condenou a ação da presidente da CCJ como uma falta de respeito às mulheres, argumentando que o projeto representa um retrocesso nos direitos adquiridos pelas mulheres ao longo dos anos.

Ainda não há um prazo definido para a criação da comissão especial que discutirá o mérito da proposta. Deputados governistas acreditam que a comissão dificilmente será formada ainda este ano.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Professor de capoeira é preso suspeito de estuprar aluna em Formosa

Divulgação/PCGO Um homem foi preso preventivamente nesse sábado (21/2), em Formosa (GO), suspeito de estupro de vulnerável. A ação ocorreu durante a Operação Fides...

Lula comenta queda de tarifas dos EUA: “Tomamos as decisões corretas”

Nova Déli – O presidente Lula (PT) reagiu neste domingo (22/2) às mudanças nas tarifas comerciais dos Estados Unidos sobre produtos estrangeiros. “Estou aliviado...

Manga Botânica e Choro no Eixo agitam a ressaca do Carnaval neste domingo

O Carnaval chegou ao fim oficialmente nessa quarta-feira (18/2), porém o Distrito Federal segue animado com programação especial pós-feriado. Veja a programação completa das...