Estudo revela que tornados magnéticos causam tempestades em Júpiter

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Novo estudo revela que tempestades em Júpiter são causadas por tornados magnéticos originados na ionosfera do planeta. As tempestades, que podem rivalizar com o tamanho da Terra, são resultado da interação entre as linhas do campo magnético de Júpiter, um dos mais fortes do Sistema Solar. A fricção gerada por essa interação cria os tornados magnéticos que desencadeiam as intensas tempestades observadas em Júpiter.

O papel do chamado Plasma Torus, um anel carregado de partículas formado pela atividade vulcânica da lua Io, também é destacado no estudo. A fricção entre o Plasma Torus e o campo magnético de Júpiter contribui significativamente para a formação dos tornados, alimentando as impressionantes tempestades na atmosfera do planeta.

Essa descoberta fornece novas informações sobre a dinâmica atmosférica de Júpiter e destaca a importância do magnetismo e das interações com suas luas no comportamento climático extremo do planeta.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Discurso de Lula em cúpula da IA foi ponderado, avalia especialista

Vídeos Arthur Igreja, especialista em Tecnologia e Inovação, avalia o discurso do presidente Lula na...

Tommy Shelby está de volta no primeiro filme oficial de Peaky Blinders na Netflix

Siga o Olhar Digital no Google Discover A Netflix finalmente revelou as primeiras imagens oficiais de Peaky Blinders: O Homem Imortal, confirmando o retorno...

Plantas no quarto baixam o cortisol e criam o silêncio que o seu corpo precisa

Siga o Olhar Digital no Google Discover A busca por um refúgio natural dentro de casa tornou-se uma estratégia comum para enfrentar o estresse...