MPE quer inelegibilidade de Caiado e cassar chapa de Mabel por abuso de poder

Publicado:

O Ministério Público Eleitoral (MPE) solicitou a inelegibilidade do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e da chapa liderada por Sandro Mabel, prefeito eleito de Goiânia, devido ao abuso de poder político durante as eleições municipais deste ano. O MPE aponta que Caiado usou a sede do governo para promover eventos em apoio a Mabel, seu aliado, o que caracteriza abuso de poder político.

A decisão veio em resposta a uma ação movida por Fred Rodrigues, que denunciou o abuso e o descumprimento da Lei das Eleições. Ele pede que Mabel, sua vice, Cláudia da Silva Lira, e o governador sejam considerados inelegíveis, percam seus registros de candidatura e/ou diplomas, e paguem uma multa. O MPE concordou com todos os pedidos.

Rodrigues, que contou com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições goianienses, foi derrotado pelo candidato de Caiado no segundo turno.

O MPE considerou os jantares organizados por Caiado com lideranças políticas após o primeiro turno. Segundo a procuradoria eleitoral, o governador utilizou recursos do governo, como alimentos, bebidas e serviços de funcionários públicos, para promover o evento.

O MPE também apontou que os jantares foram divulgados na imprensa e redes sociais, o que comprometeu a normalidade do pleito. Caiado e Mabel negam as acusações. O governador alega que os eventos eleitorais ocorreram fora da sede do governo. Já o prefeito eleito argumenta que os jantares faziam parte da agenda do governador e não tinham relação com o pleito.

Uma audiência foi marcada para o dia 2 de dezembro para ouvir testemunhas e avaliar as ações. As testemunhas poderão participar presencialmente ou por videoconferência.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Confira a íntegra do pronunciamento de Lula para o 7 de Setembro

Na noite do último sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso em homenagem ao Dia da Independência do Brasil....

Polícia descobre desmanche ilegal ligado a sequestro de 6 cães em SP

Na tarde de sexta-feira, a Polícia Civil, através do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), encontrou um desmanche ilegal na fronteira entre a...

Quem deve discursar no primeiro ato na Paulista com Bolsonaro preso

No primeiro ato bolsonarista após a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, a Avenida Paulista será o cenário das principais lideranças do grupo....