Dois coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal, réus no processo criminal relacionado aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, estarão no mesmo prédio para realizar o exame unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) neste domingo. A decisão foi concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), permitindo que Fabio Augusto Vieira e Jorge Eduardo Naime façam a prova em salas próximas na Asa Norte.
Após a realização do exame, os coronéis deverão retornar imediatamente para casa, já que a prova acontecerá durante o fim de semana. As decisões do ministro do STF não dispensam os militares do cumprimento de outras medidas cautelares, incluindo a proibição de manterem contato entre si.
Na última segunda-feira, Moraes deferiu o pedido da defesa de Naime, alegando que o oficial sempre colaborou no processo. Dias depois, o ex-comandante Fabio Augusto Vieira também conseguiu a permissão para realizar a prova da OAB. Em fevereiro de 2024, a Primeira Turma do STF aceitou a denúncia da Procuradoria Geral da República, tornando réus sete oficiais da PMDF que estavam no comando durante os eventos antidemocráticos de 8 de janeiro.
Segundo a PGR, parte dos oficiais denunciados estava contaminada por ideologias conspiratórias e golpistas. A liberdade provisória dos coronéis Vieira e Naime foi determinada por Moraes no primeiro semestre deste ano, com medidas cautelares, como a proibição de uso das redes sociais.
Comentários Facebook