General “informante” de Moraes foi cotado por Lula a chefe do Exército

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O general Valério Stumpf Trindade, apontado como “informante” por militares bolsonaristas, foi cotado por Lula para chefiar o Exército. Stumpf, junto com outros generais, era um dos favoritos de Lula para a posição. No entanto, foi o general Tomás Ribeiro Paiva quem acabou sendo escolhido após um discurso que defendia o respeito ao resultado eleitoral. Stumpf passou para a reserva em 2023 por conta do tempo de serviço, após não ter sido selecionado.

Em mensagens interceptadas pela Polícia Federal, Stumpf é citado como um intermediário entre Alexandre de Moraes e outros militares, alertando sobre possíveis tramas golpistas nos bastidores. Uma das mensagens menciona uma suposta negociação do vice-presidente, Hamilton Mourão, com outros generais para derrubar Bolsonaro. O apelido “Ovo”, utilizado por bolsonaristas para se referir a Moraes, também é mencionado nas conversas.

As investigações indicam que militares contrários ao suposto golpe se tornaram alvo de ataques nas redes sociais. O nome de Stumpf foi citado como um dos generais que se opuseram ao plano. Em 2022, o coronel Corrêa Netto enviou fotos de generais ativos que se posicionaram contra a ruptura institucional. Stumpf, Richard Nunes e Tomás Paiva estavam entre os três primeiros citados.

Além disso, o general Stumpf recebeu em 2022 a Ordem do Mérito do Ministério Público do Rio Grande do Sul por seus serviços prestados. A homenagem reconheceu seu impacto na cultura jurídica do Estado. A entrega da condecoração contou com a presença de autoridades do Ministério Público.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Passageira relata assalto dentro de vagão do metrô de Salvador após retorno do Carnaval

Uma jovem relatou ter sido vítima de assalto na madrugada do último sábado (14), dentro de um vagão do metrô de Salvador, nas proximidades...

‘Guerreiras do K-Pop’ no Oscar 2026: Sinopse, elenco e chances de vitória

Jovem Pan> Entretenimento> TV e Cinema> ‘Guerreiras do K-Pop’...

Enredo pró-Lula teve R$ 9,6 milhões e reuniões no Palácio do Planalto

A escola de samba Acadêmicos de Niterói recebeu R$ 9,6 milhões em verba pública para realizar seu desfile deste ano, que homenageou o presidente...