
Uma mulher de 55 anos, Ana Lucia Umbelina Galache de Souza, foi sentenciada pela Justiça do Mato Grosso do Sul a devolver R$ 3,7 milhões ao exército. Ela enganou a instituição por 33 anos, fazendo-se passar por filha de um combatente brasileiro na Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de receber pensão militar.
De acordo com as investigações, Ana Lucia foi auxiliada pela avó para perpetrar o golpe. Em 1986, alterou a certidão de nascimento da neta para registrá-la como filha do militar, que na realidade era seu irmão e tio-avô.
Após o falecimento do militar em 1988, a avó solicitou a pensão em nome da neta. Ana Lucia, que era procuradora do irmão, recebeu o dinheiro, apesar de este não ter filhos ou outros dependentes na época da fraude.
O esquema foi descoberto em dezembro de 2021, quando a avó pediu dinheiro à neta, ameaçando denunciá-la caso não cedesse. Como Ana Lucia se recusou, a avó denunciou a fraude à polícia.
A mulher confessou o crime ao Ministério Público Militar e relatou ter sido chantageada pela avó, que ameaçava denunciá-la sempre que não repassava parte do valor acordado. A avó faleceu em maio de 2022, antes de ser interrogada.
Em fevereiro deste ano, Ana Lucia foi condenada a ressarcir quase 4 milhões de reais. Em novembro, teve um recurso negado enquanto estava em liberdade. Agora, ela deve pagar R$ 3.723.344,07 e cumprir uma pena de 3 meses de prisão.
Comentários Facebook