XP projeta duas altas seguidas de 1 ponto na Selic para BC ‘recolocar trem nos trilhos’

Publicado:

XP projeta duas altas seguidas de 1 ponto na Selic para BC ‘recolocar trem nos trilhos’

Especialistas da XP preveem duas altas de 1 ponto percentual (p.p.) nas próximas duas reuniões do Copom, em dezembro e janeiro. Depois, nas duas reuniões seguintes, esperam-se duas altas de 0,50 p.p., o que levaria a Taxa Selic para 14,25%.

A XP acredita que os fundamentos indicam uma inflação mais alta no futuro, exigindo um ajuste monetário mais forte.

De acordo com a XP, diante da taxa de câmbio depreciada, demanda doméstica sólida e aumento das expectativas de inflação, a projeção para o IPCA de 2025 foi revisada de 4,7% para 5,2%. Para 2026, a previsão é de 4,5%, em linha com a desaceleração da atividade econômica.

A XP destaca que o Banco Central enfrenta um desafio crescente, com a inflação e as expectativas subindo. Por isso, acredita-se que o Copom intensificará o ritmo de ajuste monetário em dezembro.

A projeção para a Taxa Selic terminal também foi elevada, de 13,25% para 14,25%, com a expectativa de que o Copom adotará medidas mais firmes no curto prazo.

Fiscal no radar

A XP ressalta que a aprovação rápida das medidas do governo para conter o crescimento das despesas obrigatórias ajudará a ancorar as expectativas. Mesmo assim, as despesas devem continuar crescendo pelo menos 2,5% acima da inflação, independente da aprovação do pacote fiscal, com iniciativas parafiscais ganhando força à medida que as eleições de 2026 se aproximam.

O post XP projeta duas altas seguidas de 1 ponto na Selic para BC ‘recolocar trem nos trilhos’ apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

‘Ninguém está desafiando Trump como o presidente do Brasil’, diz The New York Times

Em uma notável entrevista ao The New York Times, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, fez uma declaração ousada: “Ninguém está...

Haddad e Alckmin podem viajar aos EUA para negociar tarifa de Trump

No cenário atual, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o vice-presidente Geraldo Alckmin estão considerando uma viagem aos EUA para negociar as...

‘Tarifaço é tratado com seriedade, mas seriedade não exige subserviência’, declara Lula

Em uma conversa reveladora com o The New York Times, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não hesitou em afirmar sua posição...