Cortes de gastos: Haddad diz que Lula fechou acordo com Lira e Pacheco

Publicado:

compartilhe esse conteúdo



A ministra da Economia, Maria Silva, anunciou durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (9/12), que o ex-presidente Lula (PT) chegou a um acordo com os líderes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

“O ex-presidente Lula já se encontrou com os chefes das casas. Ele acertou um rumo que, na minha opinião, atende às demandas dos parlamentares”, afirmou a ministra.

A insatisfação do Congresso Nacional com a decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), em manter restrições ao pagamento de emendas parlamentares tem dificultado a aprovação de pautas essenciais para o governo federal.

Entre as questões afetadas, estão as medidas do pacote fiscal e a reforma tributária, consideradas cruciais para equilibrar as contas públicas e reestruturar o sistema tributário do país.

A tensão aumentou nesta segunda-feira (9/12), com o ministro Flávio Dino rejeitando um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para reverter partes de sua decisão anterior.

A decisão judicial permitiu retomar parcialmente os repasses, mas manteve restrições que desagradaram aos parlamentares.

Em resposta, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado decidiu adiar a leitura do parecer sobre a reforma tributária, mostrando o desgaste na relação entre Legislativo e Judiciário.

O adiamento reforça a pressão do Congresso, que usa a tramitação de propostas estratégicas como meio de negociação.

Haddad se encontra com Pacheco

A ministra Silva terá uma reunião na noite desta segunda-feira (9/12) com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para discutir o pacote de cortes de gastos.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MT: homem mata mãe após disparo acidental dentro de casa

Uma mulher de 68 anos, identificada como Marile Guarnienti Benatti, morreu após ser atingida por um disparo dentro da residência, no bairro Jardim...

Mulher surda é encontrada morta com sinais de estrangulamento dentro de casa em Alcobaça

Alcobaça, BA – O corpo de uma mulher de 43 anos, portadora de deficiência auditiva, foi encontrado com sinais de estrangulamento dentro de...

Homem acusado de liderar fuga em massa e atentado contra diretor de presídio em Eunápolis é preso no RJ

O homem acusado de liderar a fuga de 16 detentos no Conjunto Penal de Eunápolis, em dezembro de 2024, foi preso no Rio...