Lei sancionada por Lula atrapalha planos de Tarcísio para polícias

Publicado:



Uma lei sancionada pelo presidente Lula em 2023 tem atrapalhado um dos planos do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para as polícias Civil e Militar do estado após os recentes casos de abuso policial.

Desde que pipocaram casos absurdos de abusos cometidos por policiais, Tarcísio passou a estudar a retirada das corregedorias das polícias e a transferência de suas estruturas para a Secretaria de Segurança Pública.

O plano de Tarcísio, contudo, esbarra em ao menos dois artigos da Lei Orgânica das Polícias Civis aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada por Lula no dia 23 de novembro de 2023. O artigo 7º da lei orgânica prevê que a Polícia Civil nos estados “tem sua estrutura organizacional básica” composta por 10 “órgãos essenciais”, entre elas, a “Corregedoria-Geral de Polícia Civil”. Já o artigo 10º da lei afirma que o corregedor-geral de Polícia Civil “deve ser designado pelo Delegado-Geral de Polícia Civil dentre os delegados de polícia da classe mais elevada”.

Diante da legislação vigente, auxiliares de Tarcísio ainda estudam como viabilizar a eventual retirada da corregedoria da Polícia Civil. Uma das opções seria articular uma mudança na lei orgânica via Congresso Nacional.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vereador e assessor são mortos a tiros em fazenda no interior da Bahia

Neste domingo, dia 9, o vereador de Santo Amaro, Gleiber Júnior, do Avante, e seu assessor, Diego Castro Reis, foram assassinados a tiros...

Polícia Militar atende caso de violência doméstica em Brumado

Na noite de sábado, 8 de outubro, a Polícia Militar de Brumado foi chamada para lidar com uma ocorrência de violência doméstica em...