Tributária: CCJ do Senado retira armas e munições do imposto do pecado

Publicado:


Senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovaram, na noite desta quarta-feira (11/12), a retirada das armas e munições do Imposto Seletivo (IS), chamado de imposto do pecado. A deliberação ocorreu durante a votação do projeto de lei complementar (PLP) nº 68/2024, que regulamenta a reforma tributária.

Armas e munições foram incluídas no imposto do pecado pelo relator do texto no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM). A oposição é contra a medida. Foram 16 votos contrários à inclusão e dez favoráveis.

O Imposto Seletivo incidirá em produtos danosos à saúde ou ao meio ambiente, como bebidas alcóolicas, produtos fumígenos, bebidas açucaradas, bens minerais, entre outros.

O PLP 68/24 institui o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS), conhecido como imposto do pecado.

Braga chegou a afirmar que tomou a decisão de tributar as armas por “convicção pessoal”.

“Não é possível que em um país onde a gente mata mais gente do que numa guerra por ano, por assassinato com arma de fogo, seja sensato a gente reduzir carga tributária [de armas]. Não sou a favor disso, não uso arma, não tenho arma, não tenho nenhuma aptidão para isso, acho que a questão de segurança precisa ser resolvida pelos aparatos de segurança do Estado e não por razões privadas ou particulares”, discursou Braga.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresa que recebeu R$ 10 bi tem contratos com o DNIT em 25 estados

A LCM Construção e Comércio, atualmente sob investigação na Operação Route 156, destaca-se por seus contratos com o DNIT em 25 estados do...

Ex-nora de Preta Gil, Laura Fernandez faz homenagem emocionante

A modelo Laura Fernandez utilizou as redes sociais para relembrar os momentos especiais que viveu ao lado de Preta Gil, expressando seu amor...

Técnico de internet morre após sofrer descarga elétrica enquanto trabalhava em Salvador

Na manhã deste sábado (2), uma tragédia abalou o bairro de Jardim Cajazeiras, em Salvador. Um técnico de internet sofreu uma descarga elétrica...