Pacote Anticrime: OAB ajuíza ação no STF que questiona monitoramento de conversas entre presos e advogados

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) moveu uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando partes do Pacote Anticrime, que permitem a escuta das conversas entre presos e advogados nos parlatórios das penitenciárias de segurança máxima.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) foi encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, que decidiu levar o caso diretamente ao Plenário, solicitando informações às autoridades envolvidas.

O Pacote Anticrime, sancionado em 2019, trouxe mudanças na Lei de Execução Penal e nas regras sobre monitoramento de presos, fortalecendo o combate ao crime organizado.

Um dos pontos contestados pela OAB é a exigência de monitoramento total das atividades dos detentos em regime disciplinar diferenciado, exceto durante as conversas com advogados, salvo autorização judicial.

A OAB pede que o STF reconheça a inconstitucionalidade da parte que viola o sigilo entre advogado e cliente, defendendo o monitoramento apenas em casos de suspeita de envolvimento do advogado em atividades criminosas.

A entidade destaca que a prática da advocacia depende da preservação do sigilo profissional, e que as atuais autorizações legais confrontam o direito ao silêncio dos detentos e os princípios constitucionais da razoabilidade, proporcionalidade e ampla defesa.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Barriga da sorte: PM apreende 6kg de cocaína em cintas modeladoras. Vídeo

Polícia Militar apreende seis quilos de pasta-base de cocaína em ônibus no centro de São Paulo; cinco bolivianos são detidos A Polícia Militar...

Lado humano da corporação: PMs surpreendem funcionária com festa de aniversário no quartel

Teixeira de Freitas ganhou um momento de afeto neste dia: policiais da 87ª CIPM surpreenderam a funcionária Nildes Correia Araújo com uma comemoração...

STF suspende demolição de moradias ocupadas por famílias vulneráveis em São Paulo

STF suspendeu, em decisão proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, a demolição de moradias em área do Parque Estadual de Itaberaba, em São...