A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) está considerando levar a vacina contra a dengue para dentro das escolas públicas em 2025, devido à baixa adesão à campanha de vacinação deste ano. A ideia é tornar mais acessível a vacina ao público-alvo da campanha.
Neste ano, a imunização atingiu 75.237 crianças de 10 a 14 anos com a primeira dose, porém apenas 28.456 pessoas retornaram para receber a segunda dose.
O subsecretário de Vigilância à Saúde do DF, Fabiano dos Anjos, ressaltou a importância da vacinação como forma de combate à doença e destacou que levar a vacina para dentro das escolas poderia facilitar o acesso, assim como foi feito durante a imunização contra a covid-19.
A iniciativa depende da disponibilidade dos fabricantes de vacinas e do Ministério da Saúde, visto que o DF recebeu 167.584 doses de vacina contra a dengue, com 155.208 doses disponíveis para a população alvo. Atualmente, existem 20.920 doses em estoque.
Onde vacinar
A vacina é destinada a todas as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, sendo necessárias duas doses com um intervalo de 90 dias entre elas. Caso o indivíduo tenha tido dengue, é necessário esperar seis meses para iniciar a vacinação. Se ocorrer a infecção após a primeira dose, a segunda dose deve ser administrada após 30 dias.
Confira aqui os locais de vacinação.
Combate à dengue
A SES-DF está implementando ações para combater o Aedes Aegypti, como a nomeação de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Vigilância Ambiental, visitas domiciliares e avaliação de locais de risco para a proliferação do mosquito. Também foram instaladas armadilhas e ovitrampas em algumas regiões do DF.
Dengue no DF
A dengue infectou mais de 283.841 pessoas e causou mais de 400 óbitos no Distrito Federal. o número de mortes foi 40% maior do que o registrado em 2023.

Facebook Comments