Planalto fez pagamento a jato de emendas para aplacar ceticismo do Congresso e aprovar pacote

Publicado:

O Palácio do Planalto agiu rapidamente para pagar emendas parlamentares e conquistar a confiança do Congresso, visando aprovar o pacote de ajuste fiscal do ministro Fernando Haddad. Muitos parlamentares estavam céticos em relação à liberação dos recursos até o final do ano.

O governo destinou R$ 7,6 bilhões em pagamentos às emendas, sendo a maioria desembolsada em apenas três dias. Existe a possibilidade de mais R$ 800 milhões serem liberados ainda este ano. A expectativa é que o Congresso aprove o pacote nesta semana, antes do recesso parlamentar.

As emendas estavam represadas devido a uma decisão do ministro Flávio Dino, do STF, que exigiu mais transparência e fiscalização. Apesar disso, há resistência de congressistas em relação a essas medidas e suspeitas de intervenção do Palácio do Planalto.

Diante desse cenário, o governo elaborou medidas para agilizar os repasses, como uma portaria interministerial e um parecer da AGU. A maior parte dos recursos a ser liberada é para o Ministério da Saúde, que possui capacidade técnica para execução dos valores.

O presidente Lula pressionou os ministérios para autorizarem os pagamentos a tempo, mesmo com disponibilidade de recursos pelo Tesouro Nacional. Agora, resta aguardar a reciprocidade do Congresso na aprovação das pautas prioritárias.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A caminho de Israel, Trump afirma que a guerra em Gaza acabou

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (12/10), enquanto viajava para Israel, que a guerra na Faixa de Gaza chegou...

Mbappé explica por que demorou para se juntar ao Real Madrid

Kylian Mbappé, craque do Real Madrid, sempre expressou sua admiração pelo clube espanhol. No entanto, ele levou nove temporadas para finalmente se transferir...

Quem era jovem romeiro morto durante assalto a caminho de Aparecida

Gustavo Henrique dos Santos Pereira, um jovem romeiro de 19 anos, foi assassinado neste domingo (12/10) enquanto se dirigia ao Santuário Nacional de...