Planalto fez pagamento a jato de emendas para aplacar ceticismo do Congresso e aprovar pacote

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Palácio do Planalto agiu rapidamente para pagar emendas parlamentares e conquistar a confiança do Congresso, visando aprovar o pacote de ajuste fiscal do ministro Fernando Haddad. Muitos parlamentares estavam céticos em relação à liberação dos recursos até o final do ano.

O governo destinou R$ 7,6 bilhões em pagamentos às emendas, sendo a maioria desembolsada em apenas três dias. Existe a possibilidade de mais R$ 800 milhões serem liberados ainda este ano. A expectativa é que o Congresso aprove o pacote nesta semana, antes do recesso parlamentar.

As emendas estavam represadas devido a uma decisão do ministro Flávio Dino, do STF, que exigiu mais transparência e fiscalização. Apesar disso, há resistência de congressistas em relação a essas medidas e suspeitas de intervenção do Palácio do Planalto.

Diante desse cenário, o governo elaborou medidas para agilizar os repasses, como uma portaria interministerial e um parecer da AGU. A maior parte dos recursos a ser liberada é para o Ministério da Saúde, que possui capacidade técnica para execução dos valores.

O presidente Lula pressionou os ministérios para autorizarem os pagamentos a tempo, mesmo com disponibilidade de recursos pelo Tesouro Nacional. Agora, resta aguardar a reciprocidade do Congresso na aprovação das pautas prioritárias.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nutrólogo revela o que a mulher precisa comer depois dos 50; descubra

Alimentação após os 50: guia simples para ossos, coração e cérebro O envelhecimento traz mudanças significativas no corpo, principalmente após os 50. O metabolismo,...

Gilmar Mendes determina trancamento de ação penal contra ex-diretor do COB na Operação Unfair Play 2

O STF concedeu habeas corpus para encerrar a ação penal contra Leonardo Gryner, ex-diretor de operações e marketing do Comitê Olímpico Brasileiro (COB),...

Prefeito do interior de SP nomeou amante para cargo em empresa pública

O prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), nomeou Milena Coelho, enfermeira concursada da rede pública, como conselheira da Urbanizadora Municipal...