Uma operação realizada na última semana resultou na remoção de 15,6 toneladas de cabos irregulares de telefonia e internet em seis cidades da Bahia. A ação visou ordenar a fiação instalada de forma inadequada nos postes da distribuidora em Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Alagoinhas, Ilhéus e Barreiras, garantindo maior segurança para a população e o fornecimento de energia.
Ainda está programada mais uma semana de operação nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Juazeiro. Mais de 50 profissionais inspecionaram 822 postes em cinco dias, removendo também mais de mil caixas de telefonia e internet instaladas de maneira irregular, equipamentos que são os principais responsáveis por incêndios na fiação.
A operação chamada Rede Legal é uma iniciativa da Neoenergia Coelba para combater a bagunça de fios em diversos pontos da capital e outros municípios baianos. Já foram retiradas mais de 300 toneladas de cabos irregulares e feitas 24 mil notificações ao longo do ano, como explicou o gerente da Coelba, Rodrigo Almeida.
Além disso, a operação visa facilitar a regularização de empresas que agem de forma ilegal, sem autorização para compartilhar os postes da Coelba. Durante a semana, foram feitos 148 atendimentos aos proprietários das operadoras e firmados 93 termos para o cadastro dessas empresas.
A Neoenergia Coelba estima que 91% das empresas homologadas pela Anatel para atuação na Bahia estão irregulares, não seguindo os critérios técnicos e de segurança, o que prejudica a população. As prestadoras que ainda estão irregulares podem buscar a regularização através do e-mail [email protected].
Comentários Facebook