Psol ingressa com mandado de segurança no STF para suspender ato de Lira que redireciona R$ 4,2 bi em emendas

Publicado:




Psol ingressa com mandado de segurança no STF

O deputado Glauber Braga (Psol-RJ), juntamente com a bancada de seu partido na Câmara, entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF). Eles solicitam a anulação de um ofício assinado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que remanejou a destinação de parte das emendas de comissão previstas para serem liberadas até o final do ano.

O documento, encaminhado na semana passada para a Secretaria de Relações Institucionais, foi assinado pelos líderes de 16 partidos, além do líder do governo, José Guimarães (PT-CE).

O ofício solicita ao governo federal a inclusão direta de 5.449 indicações de emendas que não têm registro em atas nem passaram por deliberação formal, conforme as regras. O presidente da Câmara e os líderes requerem a execução de R$ 4,2 bilhões que já estavam previstos no Orçamento de 2024, mas estavam bloqueados por conta da decisão tomada pelo ministro Flávio Dino, em agosto.

Segundo a denúncia apresentada no STF pela bancada do Psol, a medida tomada por Arthur Lira, com a chancela dos líderes que juntos representam quase 95% dos deputados, visava impedir que os integrantes das comissões permanentes deliberassem sobre o destino das emendas, favorecendo o remanejo dos valores segundo a vontade dos signatários do ofício.

No mandado de segurança apresentado no STF, os deputados do Psol citam reportagens da revista Piauí, que revelou o que chamaram de “golpe” de Arthur Lira. A revista destaca que as 30 comissões permanentes da Câmara deveriam analisar as indicações recebidas de seus integrantes, aprovar as pertinentes e fazer os valores constarem de atas, para então serem encaminhadas aos ministérios.

O deputado Glauber Braga, que responde a um processo de cassação no Conselho de Ética da Câmara, é presidente da Comissão de Legislação Participativa. Ele afirma que a iniciativa de Arthur Lira substituiu indevidamente a deliberação formal das comissões permanentes.


Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STF abre inscrições para vaga de juízes no Conselho Nacional do Ministério Público

As portas do Supremo Tribunal Federal (STF) agora estão abertas para novos talentos! Estão aceitas inscrições para duas vagas destinadas a juízes no...

O Kanalha lamenta morte de Preta Gil: “Para sempre meu sol”

O cantor de pagode baiano Danrlei Orrico, popularmente conhecido como O Kanalha, prestou uma emocionante homenagem à cantora Preta Gil após sua trágica...

Bolsonaro abatido, PL estremecido: veja como foi a reunião da sigla

Na última segunda-feira, a reunião da bancada do PL foi marcada por um clima tenso, refletindo o abatimento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em...