Um vereador reeleito de Ribeira do Pombal, no Nordeste baiano, gerou polêmica ao proferir um discurso racista durante uma sessão de homenagens na última quinta-feira (19). Marcelo Brito (MDB) fez comentários preconceituosos ao mencionar um médico, pai de dois homenageados, declarando que o mesmo não era negro porque possuía “boas práticas, lições e honra”.
“Eu tenho orgulho. Seu pai não é negro. Seu pai é branco, porque tem boas práticas, boas lições, tem honra. Desde quando chegou a Ribeira do Pombal, maçonicamente conheço o seu irmão. Nunca ouvi um deslize do doutor Roberval, me lembro”, afirmou o vereador.
De acordo com o Portal Alerta, apenas um vereador, Reinivaldo (Nego Ri), criticou publicamente a fala racista do colega. Marcelo Brito, por sua vez, não pediu desculpas e reforçou os comentários de teor preconceituoso. Ele chegou a dizer: “Sou maçom igual ao meu grande amigo [doutor Roberval] branco por dentro”.
O vereador Marcelo Brito se defendeu negando ser racista, alegando ter dois assessores negros. Ele foi eleito para seu nono mandato em Ribeira do Pombal.
Comentários Facebook