O fim do ano é uma época muito aguardada pelos brasileiros, com as festas de Natal e Ano-Novo. No entanto, é importante ficar atento, pois é nesse período que surgem diversas tentativas de golpes. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) alerta que é comum quadrilhas especializadas aproveitarem o aumento das compras para aplicar golpes.
Para evitar cair em armadilhas, a recomendação é escolher sites conhecidos para fazer compras online e ficar atento a promoções com preços muito abaixo do mercado. Além disso, ao comprar em lojas físicas, é fundamental conferir o valor na maquininha e se certificar de que o cartão devolvido realmente é o seu.
Confira os cinco golpes mais comuns nas compras de Natal, de acordo com a Febraban:
1) Golpe das falsas vendas: Criminosos criam sites falsos, enviam promoções inexistentes por diversos meios e criam perfis falsos de lojas. Eles utilizam artifícios como preços muito baixos, pressão para finalizar a compra e sites clonados de varejistas famosos.
2) Phishing: Fraude eletrônica que visa obter dados pessoais do usuário, geralmente por meio de links suspeitos em mensagens falsas.
3) Golpe da troca do cartão: Criminosos trocam o cartão da vítima na hora de devolvê-lo após a compra.
4) Golpe da maquininha quebrada: Uma maquininha com defeito é apresentada para induzir o cliente a pagar um valor maior sem perceber.
5) Golpe do brinde: Criminosos entram em contato com a vítima, oferecem um brinde e posteriormente solicitam o pagamento de uma taxa utilizando o cartão da pessoa.

Facebook Comments