Uma plataforma foi desenvolvida pelo Comando de Defesa Aeroespacial Norte-Americano (Norad) para permitir que pessoas de todo o mundo acompanhem, ao vivo, a jornada do Papai Noel distribuindo presentes ao redor do planeta.
O Norad tem a missão de rastrear, durante todo o ano, qualquer objeto ou pessoa que voe dentro ou próximo do Canadá e dos Estados Unidos, por meio de um sistema global integrado. Mas, na véspera de Natal, o comando militar disponibiliza uma plataforma para seguir em tempo real o trabalho do Bom Velhinho.
No site oficial, é possível ver o número de presentes entregues, os países visitados pelo trenó do Papai Noel e curiosidades sobre essas nações, com informações da Wikipédia. Até o momento desta atualização, o Papai Noel estava nas Filipinas, já havia entregue mais de 1,3 bilhão de presentes.
Essa iniciativa do Norad começou por acidente em 1955, quando uma criança discou incorretamente para o número de telefone do Papai Noel divulgado em um anúncio. Em vez de falar com o bom velhinho, a criança acabou ligando para o centro de operações do Conad, no Colorado.
O então comandante, o coronel Harry Shoup, atendeu a ligação e, ao perceber o engano, decidiu se passar pelo Papai Noel. Com o aumento das ligações, um oficial foi designado para continuar atendendo as chamadas, criando assim a tradição que continua até hoje.
Anualmente, o Norad informa a localização do Papai Noel em 24 de dezembro para milhões de famílias e crianças ao redor do mundo, contando com o apoio de voluntários, empresas e governos dos Estados Unidos e do Canadá.
O site que acompanha o Papai Noel recebe milhões de visitantes de mais de 200 países e territórios a cada ano, e voluntários atendem mais de 130 mil ligações de crianças de todo o mundo por meio da linha direta do Norad.
Confira como acompanhar a trajetória do Papai Noel nas redes sociais e no site oficial do Norad.
- YouTube
- Site oficial
Facebook Comments