O Setor Comercial Sul e Taguatinga, ao lado da Praça do Relógio, estão realizando testes com totens de segurança a partir desta terça-feira (24/12). A iniciativa é da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti-DF) e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
Com o objetivo de contribuir no atendimento de emergências, redução da criminalidade, investigações criminais e na sensação de segurança, a ferramenta está operando de forma experimental nesse primeiro momento. Os testes terão a duração de 90 dias e, após esse período, relatórios e análises serão feitos para demonstrar a eficácia da tecnologia.
“A continuidade da nova ferramenta, e sua expansão para outras regiões administrativas, dependerá da eficácia e da análise dos relatórios”, destaca o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
O sistema de acionamento de emergências conta com seis câmeras – quatro fixas, uma móvel e outra que permite visualizar quem fez o acionamento – que poderão contribuir com as investigações policiais. As imagens serão enviadas para o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) e para o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).
Os totens possuem quatro metros de altura e integram várias funcionalidades em um único dispositivo, como estrutura robusta, sistema de giroflex semelhante ao das viaturas policiais, comunicador de alta potência que envia alertas à população e mensagens automáticas de áudio para campanhas educativas, além do monitoramento por câmeras 360° simultâneas.
O uso das imagens captadas pelas câmeras poderá reduzir o tempo de investigação e responsabilização dos infratores, auxiliando nas ações policiais. Serão dois toques para acionar o totem em situações de emergência, com um processo rápido de atendimento pela PMDF.
Os postes de segurança foram instalados em áreas estratégicas, considerando locais com alta incidência criminal e grande circulação de pessoas. O dispositivo poderá integrar o Projeto de Videomonitoramento Urbano do Distrito Federal (PVU) e já está presente em 14 estados do Brasil, como São Paulo e Pará.

Facebook Comments