Renovação de líderes desafia esquerda e direita em meio a dúvidas sobre Lula e Bolsonaro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo




As incertezas em torno de Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), em meio aos debates sobre as eleições presidenciais de 2026, destacam a falta de renovação nas lideranças políticas do Brasil, desafiando tanto a esquerda quanto a direita.

Nomes alternativos a esses líderes polarizadores estão sendo discutidos, mas a criação de opções competitivas ainda enfrenta obstáculos, segundo políticos e analistas.

O PT, por exemplo, debate a dependência de Lula e o que fazer caso ele não concorra. Enquanto isso, na direita, governadores e familiares de Bolsonaro são considerados herdeiros políticos em potencial.

Nomes em ascensão, como João Campos e Nikolas Ferreira, são vistos como opções para o futuro político, porém, ainda carecem de experiência e apoio em território nacional.

A construção de novas lideranças políticas demanda tempo, estrutura partidária e conexões com elites político-econômicas, além da presença nas redes sociais, mas apenas isso pode não ser suficiente.

A direita, segundo a cientista política Vera Chaia, tem mais nomes com potencial nacional do que a esquerda, impulsionada por movimentos de renovação iniciados após as manifestações de 2013.

O futuro político brasileiro passa por compreender valores sociais profundos, como simplismo e messianismo, que ganharam destaque nas últimas eleições, com Bolsonaro e, anteriormente, com Lula.

Para não perder espaço após a saída de Lula, a esquerda precisa aprender a dialogar e a se conectar com as preocupações da sociedade, segundo o sociólogo Fábio Baldaia.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Hepatologista explica sobre o melhor tratamento para gordura no fígado

A gordura no fígado, conhecida como esteatose hepática, é apresentada como uma “doença ocidental”, com maior incidência na América do Sul, Oriente Médio...

Show de Wesley Safadão no interior da Bahia vira polêmica após ser custeado com emenda Pix

A contratação do cantor Wesley Safadão para um show em Tucano, no interior da Bahia, foi bancada com verba da emenda Pix no...

São Paulo define futuro de Julio Casares no clube nesta sexta; entenda

Nesta sexta-feira, 16 de janeiro, o SPFC vive um momento decisivo para o seu futuro. Às 18h30, o clube fará a votação do...