Dino dá 10 dias para AGU esclarecer rito sobre emendas de saúde

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

No Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino é o ministro relator da ação sobre as emendas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, deu um prazo de 10 dias para a Advocacia-Geral da União (AGU) esclarecer por que o Ministério da Saúde, estados e municípios estão descumprindo as regras de transparência no repasse de emendas para a saúde.

Em agosto, Dino suspendeu o pagamento de emendas parlamentares e determinou que os repasses para a área da saúde fossem destinados a contas específicas e individuais. Cada emenda deveria ser depositada em uma conta diferente.

Neste novo despacho, o ministro ressaltou que houve tempo suficiente para as contas especiais serem atendidas e solicitou explicações da AGU sobre o motivo do descumprimento da regra. Destacou que a sugestão de contas específicas partiu da área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) visando a transparência e rastreabilidade dos recursos da saúde.

O magistrado argumentou que a medida era necessária para prevenir o mau uso de recursos de emendas parlamentares na saúde, como pagamentos por serviços e compras inexistentes, em conformidade com princípios de moralidade administrativa.

Quais assuntos você deseja receber?

Notícias Gerais. Brasil. Distrito Federal. São Paulo. Esportes. Vida & Estilo. Saúde. Gastronomia. Celebridades. Entretenimento. Pets.

Ícone de sino para notificações

Parece que seu navegador não está permitindo notificações. Siga os passos abaixo para ativá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.com

Notícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

 » 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Muniz revela consultas para verificar legalidade e indica que deve se candidatar à reeleição na CMS

O presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Carlos Muniz (PSDB), sinalizou que está avaliando a legalidade de uma possível candidatura à reeleição...

Veja lista de 103 comércios autorizados a ocupar áreas públicas no DF

Lista oficial confirma quiosques e comércios autorizados a usar áreas públicas no DF A Administração Regional do Plano Piloto publicou, nesta quinta-feira (15/1),...

Motorista tem mal súbito e atropela mulher em SC. Vídeo

Uma vítima de 33 anos foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao hospital após o incidente, conforme informações preliminares. O motorista afirmou...