Senado admite que comissões não aprovaram emendas, mas pede a Dino liberação da verba

Publicado:

Senado admite falta de aprovação emendas

O Senado admitiu que as comissões não aprovaram as emendas parlamentares, mas pediu ao governador Flávio Dino a liberação dos valores com o compromisso de votar as propostas em fevereiro, após o recesso do Congresso. As emendas, recursos do Orçamento da União destinados pelos deputados e senadores, estão no centro de um embate entre Judiciário e Legislativo, após decisão de bloqueio por parte de Dino.

O ministro do STF decidiu focar nas emendas de comissão, cujos valores deveriam ser decididos pelos parlamentares que fazem parte das comissões temáticas do Congresso. O Senado respondeu a Dino após o bloqueio, assim como fez a Câmara dos Deputados. O documento do Senado destaca que a distribuição das emendas foi aprovada pelos líderes partidários.

A AGU recomendou que os ministérios não efetuassem os empenhos das emendas de comissão, seguindo uma interpretação mais restritiva da decisão de Dino. O ministro do STF havia liberado parte das emendas, embora tenha apontado descumprimento das leis e falta de transparência.

A indefinição sobre a execução das emendas de comissão, que totalizam quase R$5 bilhões, gerou reações dos parlamentares e tentativas de acordo entre governo, STF e Congresso. As emendas parlamentares são mecanismos importantes de atuação de deputados e senadores, mas têm sido alvo de suspeitas de corrupção.

Nos bastidores, líderes partidários alegam que existe uma ação coordenada entre Dino e o governo para reduzir o peso das emendas no Orçamento federal. O ministro do STF determinou investigação pela Polícia Federal. O Congresso volta aos trabalhos em fevereiro, e possíveis retaliações podem ocorrer em votações de interesse do governo.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Julgamento de Adriana Villela não pode mais ser adiado. Veja cenários

O caso de Adriana Villela, marcado pelo infame Crime da 113 Sul, atravessa um momento decisivo que não pode mais ser adiado. O...

Avião de transporte médico cai e deixa 4 mortos nos Estados Unidos

Um trágico acidente abalou a comunidade da Nação Navajo, no norte do Arizona, onde um avião de transporte médico caiu e incendiou-se, resultando...

Vídeo: relógios de luxo do prefeito de Ananindeua são apreendidos

Na manhã de terça-feira, 5 de agosto, uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) desvendou uma coleção...