Alemanha debate proibição de fogos após virada caótica

Publicado:

compartilhe esse conteúdo



Alemanha discute proibição de fogos após celebração caótica

No dia seguinte aos festejos de Ano Novo, marcados por uma profusão de fogos de artifício pelas ruas, autoridades alemãs ponderam a proibição da prática atualmente permitida a qualquer cidadão.

O debate ganhou força devido ao uso de fogos para atacar pessoas e ao aumento do uso de explosivos potentes, como os Kugelbomben, que são de acesso restrito na Alemanha, mas foram amplamente utilizados por amadores nesta virada.

Embora a virada tenha sido tranquila na maior parte do país, em alguns locais, os serviços de emergência tiveram uma noite agitada, com cinco mortes, centenas de feridos e diversos imóveis incendiados e vidraças estilhaçadas.

Policiais e bombeiros também foram alvo dos fogos em algumas cidades, o que tem sido uma tendência nos últimos anos. Um policial de Berlim ficou gravemente ferido e teve que passar por cirurgia.

Os defensores da proibição argumentam que os fogos devem ser manuseados apenas por profissionais, evitando assim incidentes como os ocorridos durante a virada de Ano Novo.

Fogos ilegais usados por amadores

O debate sobre a proibição do uso de fogos por amadores é recorrente na Alemanha após o Ano Novo, mas encontra resistência de partes da sociedade que consideram a prática uma tradição. Alguns afirmam que o problema não são os fogos em si, mas sim o uso irresponsável feito deles.

Há também o argumento de que os danos foram causados por fogos ilegais contrabandeados do Leste Europeu, cuja venda para amadores na Alemanha já é proibida.

O governo federal propôs leis mais rígidas em relação aos explosivos, mas com o governo sem maioria no Parlamento e próximas eleições gerais, é improvável que a proposta seja aprovada em breve.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Procurado pela Justiça de São Paulo, homem é preso pela Polícia Civil em Teixeira de Freitas

A Polícia Civil de Teixeira de Freitas prendeu um homem procurado pela Justiça de São Paulo por roubo e associação criminosa. A ação...

No dia do BaVi, integrantes de torcida organizada foram presos com explosivo e entorpecentes em São Marcos

Policiais militares do Batalhão Gêmeos prenderam dois suspeitos de uma torcida organizada na tarde deste domingo (25), no bairro de São Marcos, durante...

Polícia investiga se crianças de Bacabal foram vistas em hotel de SP

A investigação envolve o desaparecimento de Ágatha Isabelly, 6 anos, e Allan Michael, 4, ocorrido no início de janeiro na localidade do Quilombo...