Alemanha debate proibição de fogos após virada caótica

Publicado:



Alemanha discute proibição de fogos após celebração caótica

No dia seguinte aos festejos de Ano Novo, marcados por uma profusão de fogos de artifício pelas ruas, autoridades alemãs ponderam a proibição da prática atualmente permitida a qualquer cidadão.

O debate ganhou força devido ao uso de fogos para atacar pessoas e ao aumento do uso de explosivos potentes, como os Kugelbomben, que são de acesso restrito na Alemanha, mas foram amplamente utilizados por amadores nesta virada.

Embora a virada tenha sido tranquila na maior parte do país, em alguns locais, os serviços de emergência tiveram uma noite agitada, com cinco mortes, centenas de feridos e diversos imóveis incendiados e vidraças estilhaçadas.

Policiais e bombeiros também foram alvo dos fogos em algumas cidades, o que tem sido uma tendência nos últimos anos. Um policial de Berlim ficou gravemente ferido e teve que passar por cirurgia.

Os defensores da proibição argumentam que os fogos devem ser manuseados apenas por profissionais, evitando assim incidentes como os ocorridos durante a virada de Ano Novo.

Fogos ilegais usados por amadores

O debate sobre a proibição do uso de fogos por amadores é recorrente na Alemanha após o Ano Novo, mas encontra resistência de partes da sociedade que consideram a prática uma tradição. Alguns afirmam que o problema não são os fogos em si, mas sim o uso irresponsável feito deles.

Há também o argumento de que os danos foram causados por fogos ilegais contrabandeados do Leste Europeu, cuja venda para amadores na Alemanha já é proibida.

O governo federal propôs leis mais rígidas em relação aos explosivos, mas com o governo sem maioria no Parlamento e próximas eleições gerais, é improvável que a proposta seja aprovada em breve.


Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ato bolsonarista: USP calcula que 37,6 mil foram à Paulista

O cenário político brasileiro viveu mais um capítulo intenso neste domingo (3/8), quando a Avenida Paulista se encheu com a manifestação de apoiadores...

“Morango do amor” viraliza nas redes, mas pode oferecer riscos à saúde bucal, alerta Conselho de Odontologia

O "morango do amor", esse irresistível bombom envolto em caramelo, conquistou as redes sociais não apenas pelo seu visual atraente, mas também por...

Motociclista por aplicativo é vítima de latrocínio em Olinda

Em um trágico episódio em Olinda, um motociclista que atuava como entregador por aplicativo foi brutalmente assassinado durante uma tentativa de assalto. A...